Sabe que se coloca em perigo ao partilhar online a matrícula do seu carro? Saiba porquê

A preocupação com a privacidade e a segurança no mundo digital tem levado muitos utilizadores a tomar medidas para proteger os seus dados pessoais: uma prática cada vez mais comum é censurar a matrícula dos nossos veículos em fotos e vídeos que são partilhados nas redes sociais, mas também em outras plataformas online.

Mas por que é tão importante fazer isso?

A publicação espanhola ‘El Confidencial’ deu expressão a um vídeo recente na rede social ‘Instagram’, do influencer ‘lawtips’, no qual se destacam os riscos associados à exibição da matrícula de um carro na internet. Especificamente, se for nosso – como indicou, “muitas pessoas censuram a matrícula do seu veículo nos vídeos porque a partir daí é possível saber-se o seu nome completo, onde mora e bem, a partir daí todos os tipos de dados para poder aplicar um golpe cibernético”.

O perigo não se limita apenas à privacidade. “As celebridades também censuram as suas matrículas porque, já se sabe, as pessoas têm muita inveja. E se tiver um carro bonito, eles podem ir e com aquela matrícula sabem que é exatamente o seu carro e dar um bom arranhão nele”, comentou – dessa forma, evitar a exibição da placa também protege contra atos de vandalismo.

Acesso a informações detalhadas do veículo

A Direção Geral de Trânsito (DGT) de Espanha oferece relatórios detalhados sobre qualquer veículo matriculado no país, que inclui dados técnicos, histórico, quilometragem e possíveis encargos administrativos ou judiciais. Qualquer pessoa, independentemente de ser proprietário do veículo, pode solicitar esta informação, o que acrescenta uma camada adicional de exposição caso a matrícula seja de fácil acesso.

Em última análise, censurar a matrícula do seu carro em fotos e vídeos é uma medida de precaução que pode impedir o acesso não autorizado a informações pessoais e proteger contra possíveis atos de vandalismo. A digitalização e a acessibilidade dos dados dos veículos tornam esta prática mais valiosa do que nunca no contexto atual de cibersegurança e privacidade.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por lawtips (@lawtips)