Há uma ferramenta que tem permitido aos indivíduos e às empresas arrancarem com os seus projetos, que muitas vezes estavam guardados na gaveta. O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo que utiliza a contribuição de um grande número de pessoas, geralmente através da internet, para apoiar financeiramente projetos, ideias ou causas específicas.
Ou seja, em vez de depender de um único investidor ou fonte de financiamento, o crowdfunding permite que muitas pessoas contribuam com quantias menores para alcançar uma meta de financiamento para os projetos.
De acordo com a Associação Portuguesa de Franchising (APF), a abordagem coletiva, que este conceito engloba, permite que os franchisadores aperfeiçoem os seus modelos de negócio, criem propostas de valor únicas e construam relações fortes com a comunidade.
“Os franchisadores e os franchisados, devem abraçar o crowdfunding como um mecanismo transformador para crescer. Ao abranger este modelo de financiamento inovador, os franchisadores podem promover ligações mais profundas com os seus clientes, construir lealdade à marca e ainda expandir o seu alcance num mercado tão competitivo”, referiu Cristina Matos, Diretor Geral da APF.
A APF aponta algumas das vantagens de adotar este modelo de financiamento revolucionário, como por exemplo o acesso a capital para todos, com o apoio da comunidade, numa “abordagem inclusiva quebra as barreiras financeiras tradicionais, permitindo que os franchisadores concretizem as suas ideias num projeto real e impulsionem o crescimento económico.
Para além disso, permite aos projetos uma validação e feedback do mercado, para além de uma construção e envolvimento da comunidade, cultivando o sentimento de pertença e de envolvimento da comunidade.
O crowdfund é também um catalisador de inovação, e é uma fonte de diversificação do investimento, permitindo aos indivíduos diversificar as suas carteiras de investimento, participando em projetos e empreendimentos que se alinham com os seus valores e interesses.














