Rússia muda treino dos soldados para se focar mais na “sobrevivência”, devido a pesadas perdas na guerra

O treino a que são sujeitos os soldados do Exército da Rússia irá ser mudado de forma a preparara as tropas para operações de combate de alta-intensidade, em resposta às experiências obtidas em quase dois anos de invasão da Ucrânia.

Pedro Gonçalves
Dezembro 14, 2023
16:44

O treino a que são sujeitos os soldados do Exército da Rússia irá ser mudado de forma a preparara as tropas para operações de combate de alta-intensidade, em resposta às experiências obtidas em quase dois anos de invasão da Ucrânia.

A mudança para um treino mais focado “na sobrevivência” foi avançada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, e no seguimento de informação dos EUA de que Moscovo perdeu 87% dos seus efetivos militares ativos, quando comparado com o que tinha antes da guerra.

A Defesa inglesa destaca um pico de mortalidade de soldados russos nos últimos meses, relacionado com a ofensiva lançada pelas forças de moscovo em Avdiivka, na região de Donetsk.

Também o jornal russo Izvestia, alinhado com o Kremlin, relata uma “nova abordagem” no treino dos militares, descrevendo “técnicas atualizadas” com o objetivo de de “ajudar os soldados a sobreviverem nas mais difíceis situações”.

O treino é especialmente direcionado aos participantes “na operação militar especial” que decorre na Ucrânia, segundo assinala o jornal, a quem o coronel Alexander Perendzhie explica que as mudanças resultam de extensas entrevistas a soldados e comandantes militares, “que sofreram o serviço na linha da frente”.

“Tínhamos de descobrir quais as qualidades que faltam aos combatentes da linha de frente nas condições de guerra moderna. Estamos a combater contra forças ucranianas apoiadas pela Nato. O inimigo é muito sério e para derrotá-lo é preciso levar em conta muitas nuances”, explicou.

Assim, “o treino físico é a base que permite aos soldados e oficiais cumprir eficazmente as suas missões de combate e sobreviver em condições difíceis”.

O manual com as novas diretrizes de treino de soldados deverá ser aprovado até ao final do ano, tendo em vista a preparação “para o combate dos combates”, e para o qual é necessário “desenvolver resistência tática”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.