Ricardo Salgado em férias em castelo da Suíça: ex-banqueiro vive rodeado de luxo

Ricardo Salgado está a passar uma férias luxuosas numa mansão em Auboone, na Suíça, para comemorar o seu 80º aniversário, aponta esta segunda-feira o ‘Correio da Manhã’: não falta luxo ao antigo dono do BES, condenado a oito anos de prisão efetiva no caso Marquês e mais seis no processo EDP – são dezenas de cozinheiros, jardineiros, mordomos e seguranças que trabalham no castelo que pertence ao genro, Philippe Amon, marido da sua filha, Catarina, considerado um dos homens mais ricos da Europa.

Há também campo de ténis, piscina, várias habitações e um heliporto, sendo que o acesso está muito restrito: os vizinhos garantem que não conhecem ou sequer viram o proprietário da mansão. Há várias câmaras de videovigilância para controlar o perímetro e árvores enormes para impedir a visão. A mansão tem cinco portões de entrada, o que permite fugir aos mais curiosos. Segundo o jornal diário, os trabalhadores são altamente controlados e estão impedidos de falar sobre a vida na mansão. “Têm um contrato de sigilo. O que ali se passa não se fala fora da mansão, revela um emigrante português ao jornal diário.

Aubonne é uma zona suíça recheada de portugueses, sendo que o castelo não é exceção: é precisamente um emigrante português quem controla a segurança. É o homem de confiança da família milionária e é quem escolhe os trabalhadores para a casa – os trabalhadores entram por um portão diferente.

Ricardo Salgado garantiu à justiça que voltará ao nosso país, mas dificilmente alguma vez irá para a cadeia. A defesa já alegou que com a doença de Alzheimer poderá, à semelhança, por exemplo, do ex-secretário de Estado José Penedos, cumprir a pena em casa.