Revista ‘TIME’ aponta Volvo Cars como uma das empresas mais sustentáveis do mundo

A Volvo Cars acaba de voltar a ser distinguida no capítulo da sustentabilidade, desta vez pela prestigiada revista ‘TIME’ que considerou a marca sueca como uma das empresas mais sustentáveis do mundo.

No ranking, recentemente publicado pela revista norte americana, em colaboração com a Statista, a Volvo Cars surge na liderança da mudança para a mobilidade sustentável.

“Na Volvo Cars pretendemos ser pioneiros na proteção das pessoas e do planeta e trabalhamos com vista às emissões zero, abraçando os princípios da economia circular e melhorando a vida das pessoas”, refere Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Queria agradecer a dedicação dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros cujos esforços têm feito a diferença na melhoria da nossa performance sustentável. Para a Volvo Cars não se trata de fazer somente a coisa certa. A nossa ambição ambiental é um fator fundamental para o nosso crescimento e para o nosso sucesso futuro.”

Há uma grande diferença entre uma empresa falar publicamente da sua ajuda ao meio ambiente e o seu compromisso real, executando tarefas para o cumprir, refere a marca automóvel, em comunicado.

Pela primeira vez, a ‘TIME’ e a empresa de dados Statista criaram uma metodologia rigorosa para avaliar as empresas mais sustentáveis do mundo em 2024. As empresas no topo da lista aderiram a alguns dos programas climáticos mais respeitados, incluindo a meta de 1.5°C da iniciativa Science Based Targets (SBTi), e receberam pontuações altas do CDP (antigo Carbon Disclosure Project).

A ‘TIME’ e a Statista também classificaram as empresas pelas suas emissões e consumo de energia em relação ao tamanho das mesmas, reduções de emissões em 2021 e 2022 (os anos mais recentes com dados reais) e proporção de energia renovável usada pelas operações da empresa.

O plano ambiental da Volvo Cars

A Volvo Cars reconhece que faz parte do problema das alterações climáticas e entende ter a responsabilidade de agir.

A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da marca, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro até 2040.

Ao nível das suas unidades produtivas, a Volvo Cars pretende, ter um impacto climático neutro até meados da década. Atualmente, as unidades produtivas da empresa são já alimentadas por mais de 80% de eletricidade com impacto neutro no clima sendo que todas as fábricas europeias são, desde 2008, já alimentadas com energia hidroelétrica.

Ler Mais