Republicanos bloqueiam votação no Congresso para a divulgação dos arquivos de Epstein

Todos os membros republicanos do Comité de Regras da Câmara, exceto um, votaram contra uma emenda democrata que permitiria ao Congresso votar se os arquivos deveriam ser tornados públicos

Francisco Laranjeira
Julho 15, 2025
16:27

Os republicanos bloquearam, esta terça-feira, uma ação que poderia ter forçado a Administração Trump a divulgar os arquivos sobre a morte e a investigação do agressor sexual Jeffrey Epstein.

Todos os membros republicanos do Comité de Regras da Câmara, exceto um, votaram contra uma emenda democrata que permitiria ao Congresso votar se os arquivos deveriam ser tornados públicos. A emenda, apresentada inicialmente pelo congressista democrata californiano Ro Khanna, foi rejeitada por 5 a 7 na noite desta segunda-feira.

O caso Epstein tornou-se um para-raios na política americana, e a questão alimentou teorias da conspiração e desconfiança em várias instituições federais nos últimos anos. A controvérsia reacendeu depois de o memorando recente do Departamento de Justiça ter concluído que não havia evidências de uma lista de clientes ou materiais de chantagem.

O CEO da Tesla, Elon Musk, já afirmou, na rede social ‘X’, que o nome de Trump apareceu nos arquivos de Epstein, e pediu ao presidente americano que divulgasse os arquivos “como prometido”. Donald Trump, que não é acusado de nenhuma irregularidade relacionada a Epstein, tentou desviar a conversa do assunto, dizendo que não consegue entender por que as pessoas “ainda estão falando sobre […] esse canalha”. Não há evidências de que Trump seja mencionado em qualquer arquivo não divulgado relacionado ao agressor sexual.

Os arquivos de Epstein tornaram-se um assunto político, já que os democratas procuram divulgá-los publicamente. Trump também precisa de lidar com uma crescente reação negativa ao MAGA em torno dos arquivos, o que causou divisões dentro da base de apoio principal do presidente.

O assunto entrou no discurso político quando o Comité de Regras da Câmara considerou a questão, após uma tentativa fracassada dos democratas de forçar uma votação no Congresso sobre se os arquivos de Epstein deveriam ser tornados públicos.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/lista-de-clientes-de-epstein-afinal-nao-existe-e-abre-guerra-civil-entre-apoiantes-de-trump/

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ultima-mensagem-de-jeffrey-epstein-antes-da-sua-morte-e-revelada/

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/livrinho-negro-com-349-contactos-de-jeffrey-epstein-esta-em-leilao-centenas-de-nomes-associados-ao-criminoso-sexual-vao-ser-revelados/

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.