Reembolso do IRS está a ser feito com atraso: há contribuintes com declarações feitas a 1 de abril ainda à espera de validação

Segundo o Ministério das Finanças, “foram emitidas mais de 724 mil ordens de pagamento, a que corresponde um valor total de reembolsos de cerca de 570 milhões de euros”, sem no entanto esclarecer sobre os atrasos

Revista de Imprensa
Abril 27, 2023
10:26

O reembolso do IRS está a ser feito com atraso, garantiu esta quinta-feira o ‘Correio da Manhã’ – há relatos de que as declarações de rendimentos permanecem mais dias no estado de ‘declaração certa’, ou seja, já validada pela Autoridade Tributária do que no ano passado.

Em alguns casos, a declaração está nesse estado há pelo menos duas semanas – há quem tenha preenchido o IRS a 1 de abril e continua a ver a sua declaração como ‘certa’. O atraso no reembolso dirá respeito à entrega das declarações de IRS através do modelo 3, que são pré-preenchidas pela AT mas às quais os contribuintes têm de introduzir alguns dados, e não às automáticas, que são pré-preenchidas pela AT e não podem ser alteradas.

Esta situação indicia que o reembolso do IRS está com atraso, sendo que os contribuintes poderão receber o reembolso mais tarde. O Governo estabeleceu como prazo médio 17 dias mas este será amplamente ultrapassado, garantiu o jornal diário.

Segundo o Ministério das Finanças, “foram emitidas mais de 724 mil ordens de pagamento, a que corresponde um valor total de reembolsos de cerca de 570 milhões de euros”, sem no entanto esclarecer sobre os atrasos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.