Recuperar aprendizagens a Português e a Matemática: Governo lança site de recursos para apoio a professores e alunos

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, disponibilizou esta segunda-feira um novo espaço de recuperação de aprendizagens que tem tem por objetivo congregar e divulgar, num único repositório acessível a todos, recursos (com variados formatos, temas e domínios), projetos, práticas de escolas e informação relativa a oferta de formação, entre outros.

Pretende-se, assim, apoiar os docentes na sua prática letiva e valorização profissional, bem como promover nos alunos o desenvolvimento da sua autonomia.

Em comunicado, o ministério salientou que a página está em atualização constante – que pode consultar aqui – e arrancou com um conjunto alargado de recursos dedicados às disciplinas de Português e de Matemática, mas pretende chegar a outras componentes do currículo com informação e propostas de trabalho que potenciem o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

“Será ainda um espaço privilegiado para, a partir dos resultados da avaliação externa, divulgar recursos de apoio ao ensino e à aprendizagem, focados no desenvolvimento das áreas de conhecimento e de competências mais comprometidas pelos efeitos da suspensão do ensino presencial”, frisou o ministério.

“A recuperação de aprendizagens é hoje um fator decisivo para garantir o sucesso de todos os alunos, bem como para potenciar a sua concretização a níveis mais elevados. Após a conclusão do Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola+ 21|23, por via da informação recolhida através da monitorização do plano e da recolha de dados fornecidos pelas escolas, pelos instrumentos de aferição e provas nacionais, é possível identificar áreas em que a intervenção é mais necessária, devendo a execução do plano de recuperação das aprendizagens neste ano refletir esse foco maior”, apontou.

“A disciplina de Matemática e algumas competências de leitura constituem domínios que merecem um trabalho mais intenso. O dinamismo dos agentes educativos perante este desígnio tem sido determinante para colmatar lacunas diagnosticadas, e para a concretização de medidas, iniciativas, práticas e recursos que contribuíram para os alunos agilizarem progressos significativos, orientados e sustentados no sentido do desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais.”

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