Após dias de muito calor… esta quinta-feira conte com ainda mais! Vai haver nova subida de temperatura, com mais sol em Portugal continental, hoje, com nova intensificação desta onda de calor. De acordo com o site ‘Luso Meteo’, agosto teve praticamente todos os dias – exceto dia 1 – um local no país perto dos 40 graus. Ora, hoje não será exceção: valores em redor dos 40 graus serão frequentes na região Centro e Sul, com máximas possíveis entre os 43 e 44 graus nas regiões mais quentes.
Quais são as regiões mais afetadas? O Vale do Tejo, onde se registará o calor mais intenso, com valores muito acima do normal. Ou seja, este agosto caminha rapidamente para se tornar o mais quente em registo – a anomalia da temperatura na primeira quinzena deverá rondar cerca de 6 graus.
Castelo Branco, Guarda e Bragança vão estar sob aviso laranja devido ao calor, até ao final do dia de sexta-feira devido ao calor. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso justifica-se devido à “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima” para estes três distritos,
Já os distritos de Évora, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja até às 18h00 desta quinta-feira, que depois passam a aviso amarelo até ao final do dia. Vila Real e Viseu estão sob aviso laranja até às 18h00 de quinta-feira.
Já para o Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Aveiro, Braga e Lisboa está em vigor um aviso amarelo até ao final do dia de quinta-feira, enquanto em Santarém, Leiria e Coimbra o aviso amarelo do IPMA vigora até às 18h00 de sexta-feira.
Vejamos o que vão dizer os termómetros nas principais cidades portuguesas:
Viana do Castelo – entre 17 e 27 graus
Braga – entre 18 e 36 graus
Bragança – entre 19 e 39 graus
Vila Real – entre 21 e 38 graus
Porto – entre 18 e 30 graus
Aveiro – entre 17 e 28 graus
Viseu – entre 21 e 37 graus
Guarda – entre 22 e 33 graus
Castelo Branco – entre 24 e 39 graus
Coimbra – entre 17 e 35 graus
Leiria – entre 16 e 33 graus
Santarém – entre 18 e 41 graus
Portalegre – entre 26 e 38 graus
Lisboa – entre 19 e 36 graus
Setúbal – entre 17 e 37 graus
Évora – entre 20 e 41 graus
Beja – entre 22 e 38 graus
Faro – entre 22 e 30 graus
Funchal – entre 22 e 26 graus
Ponta Delgada – entre 20 e 26 graus.














