Estão a aumentar as burlas com empreiteiros, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, denunciou esta terça-feira o ‘Correio da Manhã’: de acordo com a Associação Nacional de Proprietários (ANP), a situação já motivou diversos alertas para a necessidade de cautela na hora de avançar para obras. “As queixas são diárias”, acusou António Frias Marques, responsável da associação.
“Temos casos de queixas contra empreiteiros que recebem o sinal e nem sequer começam as obras e, noutros casos, de empresas que abandonam simplesmente as obras porque já gastaram o dinheiro”, acusou António Frias Marques, que se revelou muito preocupado “com a situação difícil em que ficam muitos proprietários”.
A maior necessidade de intervenções nos edifícios, devido ao mau tempo dos últimos meses, fez aumentar o número de queixas. “São precisas obras sobretudo no exterior dos edifícios, nomeadamente nas coberturas, embora em alguns casos também no interior das habitações”, indicou o responsável, que deixou vários conselhos para evitar as burlas.
De acordo com a ANP, em caso de problemas, os proprietários devem apresentar queixa no livro de reclamações eletrónico e para isso recolher toda a documentação necessária, sobretudo os dados de identificação da empresa em questão.
Devem também obter referências junto de outros proprietários e definir um caderno de encargos detalhado, onde constem todos os trabalhos a serem executados. Não se esqueça igualmente de obter informações, com dados completos, do empreiteiro – não basta ter um número de telemóvel. Por último, procure obter três orçamentos distintos para poder decidir melhor.














