Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico antes de ter de ser substituída?

Os carros elétricos – assim como os homólogos a combustão – têm uma vida útil finita. Mas quanto tempo pode realisticamente durar um EV?

De acordo com o site ‘Euronews’, conforme os veículos elétricos continuam a ganhar popularidade, o papel da economia circular na reutilização e reciclagem dos componentes está a tornar-se cada vez mais importante. Em particular, as baterias, que têm uma vida útil limitada e com uma degradação gradual, um processo de mudanças químicas e físicas que reduzem a sua capacidade de manter a carga ao longo do tempo.

Assim, é normal que o desempenho da bateria vá diminuir com o tempo, o que levanta questões substanciais de um potencial comprador de um EV – tenha bateria usada ou não – sobre a longevidade da bateria, a durabilidade dos seus componentes e às opções quando chega ao fim da sua vida útil.

Os veículos elétricos modernos são projetados para durar entre 15 e 20 anos, comparável ou até mais do que os veículos tradicionais com motor de combustão interna. O fator-chave na sua longevidade é a bateria: as baterias elétricas são tipicamente consideradas no fim da sua vida útil quando caem abaixo de entre 70 e 80% da sua capacidade original.

No entanto, os avanços tecnológicos nas baterias permitem que muitos EV mantenham agora o seu desempenho muito além desse limite de capacidde, ou seja, usar esta referência pode tornar-se obsoleto: muitos fabricantes automóveis oferecem garantias médias de oito anos – ou 160 mil quilómetros -, mas os dados reais apontam para uma maior durabilidade das baterias.

A substituição da bateria é a despesa mais significativa associada a um EV: embora os primeiros modelos apresentassem uma degradação mais rápida da bateria, as baterias contemporâneas, com tecnologia e sistemas de gestão aprimorados, são muito mais duráveis ​​do que antes. Além disso, se surgir um problema com a bateria, geralmente é possível substituir células ou módulos individuais em vez da bateria inteira, economizando dinheiro e recursos.

No entanto, se for necessária uma substituição completa da bateria, os custos podem variar muito na Europa, dependendo do modelo do veículo, do tamanho da bateria e do país, pois os preços são influenciados pelas diferenças nos custos de mão de obra e nas condições do mercado local. Na Alemanha, por exemplo, o custo de substituição de uma bateria varia enrte 4.500 e 18.600 euros, dependendo de fatores como tipo da bateria, tamanho e fabricante.

Por exemplo, entre os veículos Tesla, o Model 3 oferece geralmente a opção de substituição mais acessível, enquanto o Model S e o Model X estão posicionados na extremidade mais alta do espectro de preços. Outras marcas, como a BMW e Nissan, também têm uma ampla gama de custos.

Embora esses custos sejam significativos, espera-se que os preços diminuam ao longo do tempo, à medida que a tecnologia de baterias continua a evoluir e as escalas de produção aumentam.