PSP do Porto lança megaoperação devido a denúncias de infrações em autocarros da UNIR

A PSP do Porto lançou esta segunda-feira, em colaboração com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestre, IP, uma megaoperação perto do estádio do Dragão, no Porto, que visa fiscalizar os veículos de transporte de passageiros da UNIR.

A operação foi lançada no seguimento de várias denúncias de alegadas infrações nos autocarros da empresa privada. Já nas diligências desta terça-feira, avança o Correio da Manhã, foram detetadas várias infrações no licenciamento e registo de propriedade dos autocarros que operam na Invicta.

Citado pela Lusa, uma fonte oficial do IMT tinha revelado que “o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, prosseguindo as competências de fiscalização que lhe são conferidas, tem vindo a realizar, em conjunto com as forças policiais, ações de fiscalização ao transporte coletivo de passageiros na área de atuação da rede UNIR”.

De acordo com a mesma resposta do IMT, “esta operação tem como principal foco a verificação do cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente no que toca às condições dos veículos e cumprimento dos requisitos legais dos motoristas”.

Já ontem, o IMT levou a cabo uma ação de fiscalização de autocarros da UNIR, explicando a entidade que “as ações tiveram início na passada semana, vão manter-se nos próximos dias e repetir-se-ão sempre que necessário e enquadradas no plano de fiscalização deste instituto”.

O processo de entrada da UNIR no mercado tem estado marcado por polémicas, atrasos de horas, carreiras que não são cumpridas, falta de informação, protestos de utentes e queixas, incluindo uma, que depressa se tornou viral nas redes sociais, em que aparecem fotografias de autocarros com a mesma matrícula.

A PSP, citada pelo mesmo jornal, está a verificar a autenticidade da denúncia em causa.

Na sexta-feira, o presidente da Área Metropolitana do Porto revelou que num lote da nova rede de transportes Unir há 26 autocarros parados com vidros partidos, pneus furados e matrículas trocadas, indicando que o caso está a ser investigado pela polícia.

À margem, em declarações aos jornalistas, o presidente da AMP reconheceu que os atos de vandalismo de que têm sido alvo os autocarros da Unir são “estranhos” e parecem “boicote”.

“Nunca houve tantos pneus furados, tantos vidros partidos e matrículas trocadas como agora, eu não sei quem é, mas o assunto está entregue à polícia. Nunca o meu telemóvel esteve afixado nas paragens do autocarro para telefonar como fonte de informação da rede Unir e agora está. Que há azar há, boicote parece-me também, creio que as autoridades policiais vão aferir, mas que é estranho é”, disse.

A operação da Unir – que prevê 439 linhas e começou a 01 de dezembro – tem sido marcada por muitos protestos dos passageiros. Atrasos, carreiras por cumprir e falta de informação estão entre as principais queixas.

A Unir começou a operar a 01 de dezembro em todo o território da região, após anos de litigância nos tribunais com os anteriores operadores.

Em 05 de dezembro, a nova rede adiantava, numa nota publicada no seu `site`, que estava a “reformular e adequar” os horários dos lotes Norte Nascente, Sul Nascente e Sul Poente.

Dois dias depois, o presidente da AMP admitiu à Lusa que o arranque “em pleno” da Unir possa acontecer apenas no início do próximo ano.

Hoje, face a críticas do PCP de Oliveira de Azeméis aos “abundantes episódios de incumprimento na rede” Unir, a AMP reconheceu os “constrangimentos no serviço”, mas diz-se “a trabalhar para corrigir todas as situações e garantir um serviço eficiente e de qualidade para todos os utilizadores, implementando medidas que incluem ajustes operacionais, reforço da frota e horários”.

A nova rede de 439 linhas e nova imagem substitui os serviços efetuados pelos cerca de 30 operadores privados rodoviários na AMP, como por exemplo a Caima, Feirense, Transdev, UT Carvalhos, Gondomarense, Pacense, Arriva, Maré, Landim, Valpi, Litoral Norte, Souto, MGC, Seluve, Espírito Santo, entre outros.

*Com Lusa

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