A Prosegur anunciou a incorporação de inteligência artificial na gestão contratual, através do lançamento do LexIA, uma ferramenta pretende revolucionar a forma como a companhia processa os cerca de 50.000 contratos anuais que gere apenas em Portugal, Espanha, Argentina e Brasil.
Baseado em processamento de linguagem natural, pesquisa semântica e algoritmos avançados de IA, o LexIA multiplica por quatro a capacidade de análise dos colaboradores, reduzindo o tempo de consulta de cláusulas contratuais e permitindo a criação de um repertório inteligente com informação rápida e precisa. A solução garante ainda segurança, privacidade e conformidade regulatória.
Entre as principais funcionalidades, o assistente dá suporte na avaliação de riscos contratuais, impacto de alterações regulatórias, recomendações para negociações com fornecedores e clientes e na comparação de documentos com referenciais legais internos.
Miguel Torres Tavara, Diretor global de Transformação e CIO de Prosegur, explica que “A transformação digital que a empresa está a experimentar avança a par da cultura corporativa, melhorando a experiência dos utilizadores e a produtividade das equipas. Mais concretamente, o LexIA permitirá aumentar as capacidades dos funcionários, otimizando o tempo de trabalho que podem dedicar a tarefas com maior valor acrescentado”
A companhia pretende expandir a utilização da ferramenta em 2026 para os 36 países dos cinco continentes onde está presente, disponibilizando-a aos mais de 175.000 colaboradores do grupo. A nova fase integrará funcionalidades adicionais suportadas por IA generativa, capazes de realizar consultas e análises em tempo real sobre qualquer documento contratual.














