Príncipe Filipe, marido da Rainha de Inglaterra, morre aos 99 anos

O Príncipe Filipe, marido da Rainha de Inglaterra, morreu esta sexta-feira aos 99 anos.

Simone Silva
Abril 9, 2021
12:11

O Príncipe Filipe, marido da Rainha de Inglaterra, morreu esta sexta-feira aos 99 anos, avança a imprensa internacional. A Rainha Isabel II anunciou a morte do marido no final desta manhã.

O duque de Edimburgo passou os seus últimos dias no Castelo de Windsor com a sua esposa após um internamento hospitalar de 28 dias, que aconteceu em meados de fevereiro, devido a uma infeção e um problema cardíaco pré-existente.

O Palácio de Buckingham disse em um comunicado: «É com profunda tristeza que a Rainha anuncia a morte do seu amado marido, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo».

Segundo a mesma nota, o Príncipe «morreu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos oportunamente. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto pela sua perda».

Até à sua morte, Filipe era o cônjuge mais antigo da história britânica e o companheiro mais velho de uma monarca a reinar. O papel do Duque de Edimburgo, ao longo da vida foi sempre garantir que nunca dececionaria a rainha e o seu casamento duradouro foi um dos relacionamentos mais conhecidos do mundo.

Conhecido pelo seu sentido de humor particular, Filipe de Mountbatten, nascido com o título de príncipe da Grécia e da Dinamarca, é o consorte mais antigo da história da monarquia britânica.

Depois de ter servido na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, casou-se em 20 de novembro de 1947 com a então princesa Elizabeth, filha do rei George VI. Afastou-se das funções púbicas em 2017 e tornou-se cada vez mais raro ver o príncipe Filipe em público, exceto quando participou de grandes eventos familiares.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.