Precisão em curva está melhor do que nunca: o desempenho emocional do potente Audi RS 3

O Audi RS 3 é o modelo mais potente da sua gama e a porta de entrada para o mundo da Audi Sport. Com a atualização da geração atual, tornou-se ainda mais desportivo, graças, em parte, a uma configuração de chassis otimizada. A maior agilidade garante tempos recorde e um prazer de condução imenso em traçados sinuosos – tanto na pista como no dia-a-dia.

Quando a Audi utilizou o torque splitter no RS 3 pela primeira vez em 2021, o desportivo compacto elevou a sua dinâmica a um novo patamar. Em combinação com o afamado motor turbo de cinco cilindros, que debita 400 cv e 500 Nm de binário, o piloto de desenvolvimento e de competição da Audi Sport, Frank Stippler, igualou o então recorde de volta na classe dos modelos compactos no Nürburgring-Nordschleife.

Três anos volvidos e muito desenvolvimento tecnológico depois, o feito foi repetido. Com dados de performance idênticos provenientes do potente motor 2.5 TFSI, o Audi RS 3 prova mais uma vez ser o modelo compacto mais rápido em pista em Eifel – mais de sete segundos à frente do modelo de 2021. Vamos descobrir o que tornou tal feito possível.

Torque splitter: um elemento-chave desde 2021

“O torque splitter, com a sua distribuição de binário totalmente variável entre as rodas traseiras, permitiu-nos alcançar um novo nível de dinâmica em curva. Foi um fator revolucionário,” afirma Marvin Schwätter, Gestor Técnico de Projeto do RS 3. “Identificámos potencial de melhoria e ajustámos detalhadamente o modelo atual. Como resultado, o RS 3 está agora ainda mais ágil e tem um melhor desempenho em curva.”

E o desportivo compacto demonstra as suas qualidades nas curvas apertadas das montanhas de Montserrat, em Espanha, bem como no Circuito Parcmotor Castellolí, a noroeste de Barcelona, no sopé do maciço montanhoso. O layout variado desta pista de quatro quilómetros, com curvas apertadas e diferenças significativas de altitude, oferece condições ideais para experimentar a dinâmica superior do novo modelo topo de gama. Ligue o motor de cinco cilindros, com o seu som rouco e poderoso, selecione o modo de condução ajustado para a pista e experimente a precisão em curva!

O RS 3 evita a subviragem e enfrenta as curvas com mais afinco graças às novas afinações – incluindo a vectorização de binário de travagem – o que significa que, enquanto o torque splitter fornece binário à roda traseira do lado exterior à curva, as rodas interiores são ligeiramente travadas. Graças a estas intervenções de travagem delicadamente doseadas, o RS 3* acompanha a amplitude da curva com mais precisão do que antes e posiciona-se mais cedo e de forma melhor no ápex da curva, permitindo ao condutor acelerar mais cedo e alcançar uma maior velocidade à saída da curva.

O contexto técnico

Essa agilidade mais controlada e antecipada é possibilitada por um algoritmo melhorado que permite que os sistemas de controlo do chassis comuniquem entre si com maior precisão. As duas unidades de controlo do torque splitter, o controlo eletrónico de estabilidade, o repartidor de travagem (ou seja, o controlo seletivo de binário em cada roda) e os amortecedores adaptativos da suspensão desportiva RS reagem ainda mais sensivelmente a cada situação de condução – sempre dependendo do modo de condução selecionado no Audi drive select. A interação desses sistemas também garante uma maior estabilidade, por exemplo, em condições de chuva ou neve.

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