Portugal tem 1,8 milhões de armas legais: há 14 por cada licença válida

Em Portugal, há 1,8 milhões de armas legais – sem contar com as da polícia e militares – para 130 mil autorizações, sendo que para pistolas e revólveres só há 447 licenças, revelou esta sexta-feira o ‘Jornal de Notícias’.

No final do ano passado, a PSP contabilizou 131.827 licenças de uso e porte de arma válidas em Portugal, sendo que a maioria (122 mil) diz respeito a armas de caça, como carabinas ou caçadeiras. Há também 477 licenças para armas de cano curto; ainda 7.564 licenças para tiro desportivo, 529 licenças de colecionador, 514 licenças de armas de defesa não letais, como aerossóis e armas elétricas, 350 licenças de armas brancas destinadas às artes marciais ou ornamentação e, por fim, seis licenças especiais concedidas a funcionários de titulares de altos cargos políticos.

No que diz respeito ao número de armas legais, no final do ano transato, a PSP registou 1.875.661 armas de fogo, ou seja, uma média de 14,2 armas de fogo por cada licença. No entanto, fonte oficial da PSP indicou que é impossível discriminá-las por utilização, “uma vez que poderão ter afetações diferentes”.

O número de armas ilegais em circulação é desconhecido: de acordo com uma estimativa do Serviços de Informações e Segurança (SIS), em 2018, poderia haver entre 1 e 1,5 milhões de armas ilegais em Portugal, que não implicam o seu uso em atividades criminosas. Nesta classificação estão armas herdadas ou armas de coleção que se encontram irregulares por nunca terem sido registadas.