Passe social gratuito para todos os jovens até aos 23 anos entra em vigor daqui a uma semana

O passe gratuito sub-23 vai poder começar a ser utilizado no início de dezembro – todos os jovens até aos 23 anos, independentemente de serem ou não estudantes, podem obter o passe social – que já está disponível – para usar gratuitamente os transportes públicos em todo o país dentro de uma semana.

A medida do Governo, aprovada em Conselho de Ministros a 4 de outubro último, vai permitir que todos os jovens até aos 23 anos tenham acesso aos transportes públicos de forma gratuita. Recorde-se que, até então, apenas os estudantes abaixo dessa idade beneficiavam desta medida, que agora deverá abranger “potencialmente mais 241 mil jovens”, segundo o Governo. O passe tem de ser carregado num Cartão CP: quem já tem, só precisa de o carregar; quem não tem, pode requisitá-lo numa bilheteira.

O passe sub-23 gratuito conta com um investimento anual de “mais de 40 milhões de euros” e 10 milhões de euros do Fundo Ambiental.

Desde outubro está em vigor o Passe Ferroviário Verde: até à passada sexta-feira, os jovens até aos 30 anos compraram 40% dos 30 mil passes ferroviários verdes de 20 euros mensais vendidos no primeiro mês da vigência da medida, segundo dados da CP.

A faixa etária dos 21 aos 30 anos representou 23% dos passes, a que se somam mais 17% de assinaturas de jovens até aos 20 anos, o que totaliza 12 mil. A CP salientou que a medida contou com “uma elevada adesão dos jovens, demonstrando a preocupação desta faixa etária com uma mobilidade mais verde e sustentável e a opção por viagens mais acessíveis e cómodas, que reduzem a pegada ecológica”.

No total, 61% são novos passes, enquanto 39% dos clientes fez a reconversão de assinaturas já existentes em Passe Ferroviário Verde, apontou a CP, detalhando que, desde 21 de outubro, foram feitas mais de 70.000 reservas de viagens em comboios Intercidades.

Ler Mais





Comentários
Loading...