Parques solares no espaço podem fornecer energia limpa de forma ilimitada, indicam cientistas

Parques solares gigantescos no espaço são possíveis, revelaram esta terça-feira pela primeira vez os cientistas da Universidade de Surrey e da de Swansea, no Reino Unido: estas instalações podem significar um fornecimento potencialmente ilimitado de energia limpa. A equipa de cientistas acompanhou um satélite em órbita durante seis anos para observar como os painéis geravam energia, resistiam à radiação solar e toleravam as duras condições do espaço.

O satélite foi projetado pelo Centro Espacial de Surrey, junto com uma equipa de engenheiros estagiários da Agência Espacial Argelina.

As células eram feitas de telureto de cádmio de película fina, que atua como material semicondutor, colocado sobre vidro ultrafino, lembrou o jornal britânico ‘The Independent’. A nova tecnologia solar permite painéis maiores e leves que geram mais energia e são relativamente baratos.

A equipe reuniu dados de mais de 30 mil órbitas, segundo indicou o estudo dos cientistas, que salientaram que embora a produção de energia das células tenha-se deteriorado ao longo do tempo, provou que os satélites de energia solar funcionam e podem ser comercialmente viáveis.

“Estamos muito satisfeitos que uma missão projetada para durar um ano ainda esteja a funcionar ao final de seis”, referiu Craig Underwood, professor emérito de Engenharia de Naves Espaciais, na Universidade de Surrey.

“Esses dados detalhados mostram que os painéis resistiram à radiação e que a sua estrutura de película fina não se deteriorou nas duras condições térmicas e de vácuo do espaço”, frisou: os investigadores afirmaram que é necessário mais desenvolvimento, mas “este voo provou a solidez básica da tecnologia para utilização no espaço”.

A cada hora, chega à Terra mais energia do Sol do que a utilizada pelos humanos ao longo de um ano – cerca de um terço é refletida de volta para o espaço, indicou o Departamento de Energia dos Estados Unidos. Sem nuvens, atmosfera ou noite no espaço, os painéis solares podem ser muito mais eficazes na captura e transmissão de energia do que as infraestruturas renováveis na Terra.

Ler Mais