“Parem de se preocupar com Trump”: secretário-geral da NATO deixa apelo aos aliados
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, pediu esta quinta-feira à comunidade internacional que “pare de se preocupar com uma presidência de Donald Trump” e suas implicações para a guerra na Ucrânia.
O responsável da aliança militar, de visita a Londres, enfatizou que conhece bem o candidato republicano à Casa Branca. “Ele entende completamente e concorda comigo que esta luta pela Ucrânia não é apenas sobre a Ucrânia, é também sobre a segurança e a segurança futura dos Estados Unidos”, avançou.
Mark Rutte garantiu ainda que pessoalmente “não está preocupado” com um triunfo de Trump porque “está absolutamente convencido de que os EUA estão nisso porque eles entendem que todos os EUA estariam menos seguros se Putin tivesse sucesso na Ucrânia”.
No entanto, os comentários do novo secretário-geral da NATO pode fazer levantar dúvidas em algumas capitais europeias: recorde-se que Donald Trump recusou dizer se quer que a Ucrânia vença a guerra com a Rússia, argumentado repetidamente que colocaria um ponto final no conflito ainda antes de chegar à Casa Branca.