Palestinianos assinalam hoje o 77º aniversário do Nakba: a ‘catástrofe’ que mudou o Médio Oriente para sempre

Nakba diz respeito ao êxodo forçado de cerca de 750 mil palestinos e ao assassinato de aproximadamente 15 mil pessoas durante a criação do Estado de Israel, em 1948

Francisco Laranjeira
Maio 15, 2025
7:45

Os palestinianos assinalam esta quinta-feira o 77º aniversário da Nakba, a “catástrofe” que consideram ter sido a a criação do Estado de Israel (14 de maio), e o eclodir da primeira guerra israelo-árabe e deslocação em massa de palestinianos (15 de maio), em 1948.

A Nakba diz respeito ao êxodo forçado de cerca de 750 mil palestinos e ao assassinato de aproximadamente 15 mil pessoas durante a criação do Estado de Israel, em 1948. Desde então, milhões de palestinos vivem como refugiados ou sob ocupação militar. Para muitos, a Nakba não é apenas um evento histórico, mas uma tragédia contínua que se renova com cada novo ataque israelita.

Em Portugal há vários eventos para celebrar o dia. Tome nota:

Às 19 horas, na Casa do Alentejo (Lisboa), vai decorrer um momento cultural com Údi Handala Dabke, promovido pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) e Projeto Ruído-Associação Juvenil.

Em Coimbra, às 17h30, uma marcha do dia da Nakba – 77 anos da ocupação da Palestina organizada pelo movimento Libertem a Palestina, com concentração na Praça 8 de Maio e marcha até ao Parque da Canção.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.