Outubro quente e com pouca chuva: IPMA prevê temperaturas “acima do normal” na primeira quinzena
O mês de outubro irá começar com temperaturas mais alto do que é habitual e a falta de chuva deverá continuar, pelo menos na primeira quinzena do mês.
De acordo com as previsões do IPMA, é esperado que as primeiras duas semanas de outubro tenham a temperatura média acima do normal, e com a precipitação “abaixo” do que seria expectável nesta altura do ano.
Os mesmos dados, citados pela CNN Portugal, indicam que o calor deverá manter-se pelo menos até dia 22 de outubro, sendo esperada uma subida de entre 1 a 1,15 graus relativamente à média do mês de outubro (de 18,8ºC).
Mário Marques, climatologista da Planoclima, indica ao mesmo canal que a partir da segunda quinzena haverá uma descida das temperaturas que poderá situar.se em 0,5 graus abaixo da média.
Ainda assim, o calor fora do normal em outubro, aponta o especialista, é um fenómeno decorrente das alterações climáticas e, perante o aumento das temperaturas, os glaciares, neves no outono e inverno, estão a alterar-se: “Estamos a assistir a situações que só pensávamos que íamos ver em 2040”, alerta o climatologista.