Operação Influencer: polícia terá combinado data das buscas ao FC Porto com Pinto da Costa

A polícia terá combinado as datas de uma busca ao FC Porto de forma a não perturbar a preparação da equipa portista para um jogo da Liga dos Campeões, frente ao Liverpool: os factos remontam a novembro de 2021, de acordo com a ‘CNN Portugal’, no âmbito das escutas do processo Influencer, nas quais foi apanhado um telefonema entre o então ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e o pai, ex-presidente da Assembleia Geral do FC Porto.

No telefonema em questão, o ex-ministro perguntou ao pai, José Manuel Matos Fernandes, se sabia as notícias das investigações sobre o clube portista. A chamada decorreu durante um jogo dos dragões frente ao Feirense e o pai responde que sim e que tinha dado conta disso ao dirigente Adelino Caldeira e a Jorge Nuno Pinto da Costa. “Eles já sabem que eram hoje (as buscas à SAD do clube)”, responde. “Eles até tinham pedido que fosse hoje para não ser no dia do jogo. A polícia disse então que era na segunda ou na sexta”, frisa.

A 22 de novembro desse ano, a PSP e a Autoridade Tributária realizariam buscas na SAD do FC Porto e em casa de Pinto da Costa, para encontrar evidências de algum eventual crime relacionado com comissões de transferências de jogadores e do negócio com a Altice sobre os direitos de transmissão televisivos – dois dias depois, a formação orientada por Sérgio Conceição deslocou-se a Inglaterra para defrontar o Liverpool, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo perdido por 2-0.