Ocidente está a “apoiar o genocídio” russo na Ucrânia, acusa Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, sublinhou que o Ocidente está “a apoiar o genocídio” na Ucrânia através do seu apoio ao plano de paz do presidente Volodymyr Zelensky, que vai “destruir tudo o que é russo” no leste da Ucrânia e na Crimeia.

O responsável russo, que está em viagem oficial ao continente africano, não sustentou a sua acusação, sendo que a Rússia há muito que acusa o Ocidente de ignorar o que considerou uma perseguição ucraniana ao falantes de língua russa na região oriental de Donbass e em outros locais.

Recorde-se que o plano de paz de Zelensky prevê a retirada das forças russas de todo o território ucraniano, incluindo a península da Crimeia, que Moscovo anexou à força em 2014.

“A conclusão é muito simples – o Ocidente apoia diretamente o genocídio”, acusou Lavrov, durante uma conferência de imprensa com o seu homólogo do Burundi.

No mesmo dia que a Rússia acusou a Ucrânia de lançar o seu maior ataque de drones sobre Moscovo, Lavrov garantiu que o Ocidente estava a ajudar diretamente Kiev a realizar estes ataques “terroristas”, fornecendo-lhes armas e equipamentos militares.

“A declaração do Ocidente de que as armas que está a fornecer (para a Ucrânia) não devem ser usadas contra o território da Federação Russa é apenas outra mentira”, garantiu.