O treino, os requisitos, as missões e os “encontros imediatos”: piloto explica como é estar num caça de combate

Gil é piloto de F-18 há oito anos e explicou que, nesse período de tempo, teve “um encontro próximo”

Executive Digest
Junho 23, 2025
10:43

Piloto de caça de combate é uma das profissões mais singulares do mundo: o influencer espanhol Uri Sabat falou com o capitão da Força Aérea espanhola Enrique Gil num podcast do YouTube – que pode ver aqui – para explicar as particulares da sua profissão.

Na conversa, o piloto de F-18 – um dos 100 no país vizinho – explicou o que é embarcar num caça de combate, como é o treino e que tipo de informação recebem a cada missão. “Começa-se a pilotar um caça com apenas 23 anos, o que é brutal. Sente-se como o rei do mundo”, confessou Gil, lembrando a necessidade da muita resistência física devido à velocidade e às manobras que realizam durante o voo – o piloto lembrou que é preciso realizar uma série de movimentos no ar para “manter o sangue no cérebro e não desmaiar”.

Gil é piloto de F-18 há oito anos e explicou que, nesse período de tempo, teve “um encontro próximo”: “A maneira como treinamos para o combate corpo a corpo é “ele tem de me mirar, eu tenho de o mirar”, pelo que esse tipo de encontro acontece”.

O piloto reconheceu que esse tipo de trabalho pode envolver atirar ou matar pessoas, embora o desejo e o objetivo de todos os soldados seja “viver em paz”. Em relação ao treino, explicou que realizam “manobras de sobrevivência”, como “passar a noite numa jangada”.

Manobras ou missões exigem sempre certas informações para que a pessoa a bordo do caça saiba exatamente o que fazer, embora muitas dessas informações sejam confidenciais: “Para ter acesso à informação, é preciso atender a uma série de requisitos. Um é ter a autorização, e outro é a ‘necessidade de saber’.” “Eu preciso de saber? Não. No caso do Rei [Filipe VI], só me vão contar os movimentos do Rei quando eu precisar saber.”

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.