Nuvens, frio e possivelmente chuva: saiba o que vão dizer hoje os termómetros nas capitais de distrito nacionais

Mais frio, mais nuvens e com a possibilidade de instabilidade atmosférica devido à influência de uma depressão isolada em altitude: esta é a previsão para esta quinta-feira em Portugal continental.

No entanto, ainda há incertezas sobre como se irá formar a depressão – ou mesmo onde se vai posicionar – mas o mais certo é mesmo que conduza a uma descida das temperaturas máximas e alguma instabilidade – essencialmente no Interior Norte.

Há maior nebulosidade, mais persistente durante a manhã no Litoral e regiões de vale, ao passo que durante a tarde pode contar com nebulosidade de crescimento vertical no Interior, e com isso a ameaça de chuva – pode contar pela manhã com essa possibilidade no Litoral e regiões de vale, onde as nuvens e neblinas serão mais densas.

De acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Juventude), para esta quinta-feira conte com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao fim da manhã, podendo persistir em alguns locais, e temporariamente na costa sul do Algarve”. “A partir da tarde, aumento de nebulosidade, em especial por nuvens altas”, referem os meteorologistas.

Haverá ainda “vento em geral fraco variável, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste a partir da tarde, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas serras do litoral Centro”, assim como “neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral, em especial do Norte e Centro até ao meio da manhã e para o fim do dia”.

Se ainda estiver a aproveitar as férias de verão, saiba também que na Costa Ocidental haverá ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros e uma temperatura da água do mar: 16 e 17 graus – já na Costa Sul conte com ondas inferiores a 1 metro e uma temperatura da água do mar entre 19 e 23 graus.

O que vão dizer os termómetros nas capitais de distrito do país?

Lisboa – entre 18 e 26 graus
Porto – entre 16 e 23 graus
Viana do Castelo – entre 15 e 26 graus
Braga – entre 15 e 31 graus
Vila Real – entre 15 e 32 graus
Bragança – entre 16 e 32 graus
Aveiro – entre 16 e 23 graus
Viseu – entre 15 e 29 graus
Guarda – entre 15 e 26 graus
Coimbra – entre 15 e 27 graus
Castelo Branco – entre 16 e 31 graus
Leiria – entre 15 e 25 graus
Portalegre – entre 16 e 29 graus
Santarém – entre 17 e 29 graus
Setúbal – entre 18 e 29 graus
Évora – entre 17 e 32 graus
Beja – entre 17 e 31 graus
Faro – entre 19 e 28 graus
Ponta Delgada – entre 21 e 27 graus
Funchal – entre 22 e 26 graus.