Nuvens e calor, com possibilidade de chuva: saiba o que esperar do estado do tempo no fim de semana

Sábado conte com uma ligeira subida das temperaturas máximas

Francisco Laranjeira
Julho 11, 2025
6:15

“Céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade ao longo do dia, em especial nas regiões do interior Centro e Sul e no sotavento algarvio”, indicou, para esta sexta-feira, o IPMA, apontando para “períodos de chuva fraca, em especial no litoral oeste e até ao início da tarde” e a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior Norte durante a tarde”.

Mais: “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na costa sul do Algarve durante a tarde, em especial no sotavento”, além de uma “descida da temperatura máxima, em especial no interior”.

Se viver na região da Grande Lisboa, conte com “céu em geral muito nublado, com abertas durante a tarde” e “períodos de chuva fraca, em especial até ao início da tarde” – além de uma “pequena descida da temperatura máxima”. Já se viver no Grande Porto, eis o que contar: “Céu em geral muito nublado, com abertas durante a tarde” e “períodos de chuva fraca, em especial até ao início da tarde”, e ainda “vento fraco”.

Assim, para esta sexta-feira, há que destacar a queda das temperaturas máximas, em especial no interior do território continental. Mesmo assim, o verão vai continuar a ser passível de ser aproveitado, sendo que em pleno mês de julho já são milhares de famílias a aproveitar os seus períodos de férias, lembrou o site ‘Tempo.pt’.

No entanto, para sábado, conte com uma ligeira subida das temperaturas máximas, apesar de o céu se apresentar nublado, sendo que as nuvens deverão dissipar-se ao longo da manhã. Poderão ocorrer períodos de chuva fraca no litoral Oeste.

O domingo será pautado pela mesma amenidade da reta final da semana e do primeiro dia do fim de semana. O céu vai continuar a estar nublado no litoral ocidental de Portugal continental, mantendo a previsão de chuva fraca ou chuviscos, principalmente no período da manhã. A neblina e o nevoeiro matinal também poderão afetar outras áreas litorais. O vento, esse soprará fraco a moderado do quadrante Oeste.

Para este dia, é o anticiclone dos Açores que afeta o estado do tempo no nosso país, estando a “relacionar-se” com uma depressão de origem térmica situada no Norte de África, daí os ventos Oeste e Noroeste. Contudo, espera-se uma ligeira subida das máximas, em particular no interior centro e Sul, bem como no Algarve. A previsão aponta para uma variação das mínimas entre os 12ºC e os 18ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 21ºC e os 32ºC.

Este período de relativa amenidade deverá anteceder um novo episódio de calor mais intenso, que lá para o meio da semana chegará ao nosso território continental.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.