Novo Smart #5: já são conhecidas as primeiras imagens do SUV mais espaçoso de sempre da marca

Depois do #1 e do #3, chega agora o novo Smart #5, que se tornará o veículo mais espaçoso da marca: os primeiros esboços do design deste novo SUV foram conhecidos esta segunda-feira, à espera da sua apresentação oficial, no próximo dia 28, em Brisbane, na Austrália.

A Smart continua com o seu plano de expansão dos seus carros elétricos: após o lançamento do SUV urbano #1 em 2022, a marca, detida igualmente pelo Grupo Mercedes-Benz e pela chinesa Geely, expandiu a sua oferta no ano seguinte com o SUV coupé #3.

O novo Smart #5, ‘primo-irmão’ do Mercedes EQB, abrirá um novo segmento para a marca: é o topo da gama com os seus 4,7 metros de comprimento (o #1 mede 4,27 metros e o #3 atinge 4,4 metros), e deverá estar disponível na Europa a partir de 2025. Segundo o CEO europeu da Smart, Dirk Adelmann, “com o smart #5, criámos o nosso veículo mais espaçoso e versátil até à data, e permite que a marca seja uma opção atrativa para cada vez mais clientes na Europa”.

Os primeiros esboços revelam a linha de design que o #5 irá ostentar, que vem da Mercedes-Benz Design. Com linhas mais cúbicas do que os #1 e #3, o novo SUV inspira robustez sob todos os ângulos. Muito alto, equipado com cavas das rodas em plástico preto e proteções laterais marcadas, esse veículo quase encoraja a aventuras fora do asfalto – nesse sentido, a marca confirmou que nos últimos meses, o smart #5 já demonstrou as suas extraordinárias capacidades em testes off-road e de inverno: nas palavras de Alberto Olivera, CEO da smart Espanha, “o smart #5 permitirá oferecer experiências Premium únicas também fora do asfalto”.

Quanto às motorizações, a Smart anunciou duas versões de tração traseira com potências de 340 CV e 363 CV e duas variantes de tração integral equipadas com motor em cada eixo: o primeiro desses 4×4 desenvolve 587 cv com um motor de 224 cv localizado na frente e outro motor de 363 cv na traseira. O Brabus, com 646 cv, conta com o mesmo motor elétrico de 224 cv no eixo dianteiro e um mais potente de 422 cv na traseira, para velocidade máxima de 210 km/h e peso total de 2.450 kg.