Novo barco elétrico de passageiros 80% mais eficiente vai ser hoje apresentado no rio Douro
Portugal dá hoje um passo significativo na inovação do transporte marítimo com a apresentação do MBFY10, um barco elétrico de passageiros que promete revolucionar o setor.
Com zero emissões e até 80% mais eficiente do que os ferries a gasóleo atuais, o MBFY10 é resultado de quase dois anos de investigação e desenvolvimento, fruto de uma parceria entre a MobyFly, o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), o Catana Group e a Corvus, no âmbito do Projeto Europeu FLYPASS.
A eficiência desta embarcação é alcançada através de um sistema de foiling, um dispositivo semelhante a uma asa instalado na parte inferior do casco, que reduz o arrasto hidrodinâmico, permitindo ao barco atingir maiores velocidades com menor consumo de energia. O protótipo, que já se encontra funcional, será hoje apresentado e demonstrado no rio Douro, na Marina do Freixo, entre as 15h00 e as 16h00.
O transporte marítimo é atualmente responsável por mais de 3% das emissões globais de CO2, com previsões de que este número possa chegar a 5% até 2050. Neste contexto, o desenvolvimento de uma embarcação mais sustentável e eficiente torna-se crucial. O MBFY10 integra tecnologia de ponta, incluindo um sistema automático de atracagem e carregamento, motores elétricos combinados com baterias avançadas, e um sistema de controlo otimizado para maximizar o desempenho e a eficiência energética.
O projeto FLYPASS, financiado por fundos da Islândia, Liechtenstein e Noruega, permitiu a criação do MBFY10, que já tem um cliente com contrato assinado para a primeira versão de pré-série produzida em Portugal.