A Formação de Executivos da Nova SBE anunciou a abertura das inscrições para a terceira e última edição do programa Nova SBE VOICE Leadership, dedicado ao desenvolvimento e capacitação de líderes de pequenas e médias empresas (PME) portuguesas. As turmas desta fase arrancam em outubro de 2025.
Em apenas dois anos, o programa já impactou mais de 2.000 PME, certificou 450 mentores e envolveu mais de 100 formadores. Paralelamente, cerca de 2.000 gestores iniciaram a sua formação, num total de mais de 2.000 sessões de mentoria — com avaliação média de 4,8 em 5 — e mais de 1.000 horas de formação. O programa contou ainda com a participação de 19 parceiros fundadores e 28 novas entidades institucionais e empresariais.
O objetivo do Nova SBE VOICE Leadership é reforçar a competitividade das PME portuguesas e contribuir para o crescimento do PIB nacional em 2% até 2026, envolvendo aproximadamente 5.000 empresas. A iniciativa incentiva as empresas participantes a recomendarem novas PME, promovendo um crescimento colaborativo e sustentável.
A terceira edição contará com uma equipa de curadoria composta por 14 especialistas académicos e incluirá uma formação intensiva de 12 meses, totalizando 80 horas entre formatos presencial e online. Os participantes terão acesso a uma rede de mentores certificados, conteúdos e materiais de suporte à gestão em áreas estratégicas para o crescimento e internacionalização das PME, bem como a uma biblioteca exclusiva de conteúdos complementares.
Pedro Brito, CEO da Formação de Executivos da Nova SBE, reforça que “o VOICE Leadership é mais do que um programa de formação, é um verdadeiro ecossistema colaborativo que aproxima líderes, mentores e parceiros em torno do mesmo objetivo – reforçar a competitividade e a sustentabilidade das PME portuguesas. É muito gratificante ver o impacto já alcançado em tão pouco tempo, mas sobretudo inspirador pensar no potencial que temos para os próximos anos”.














