NOS desenvolve solução de mobile edge computing em 5G utilizando tecnologias Google Cloud
A NOS anunciou hoje um avanço significativo na sua rede 5G com o lançamento da solução Mobile Edge Computing (MEC). Esta inovação permite o processamento de dados quase em tempo real, marcando um importante passo na evolução das redes 5G no país. A solução MEC, desenvolvida em colaboração com a Google Cloud, já está implementada na rede Live da NOS.
O Mobile Edge Computing é uma tecnologia crucial para a rede 5G, permitindo que aplicações que normalmente operam em datacenters centrais ou na nuvem sejam executadas mais perto do local onde os dados são gerados. Isso resulta em tempos de resposta e processamento instantâneos, o que é vital para aplicações como veículos autónomos, drones, robôs colaborativos e análise de vídeo em tempo real.
A solução MEC da NOS, baseada em tecnologias da Google Cloud, oferece uma arquitetura cloud native com baixa latência e elevada capacidade de processamento. Entre as suas funcionalidades destacam-se a gestão simultânea de várias aplicações e o processamento de imagem e vídeo, suportado por GPUs Nvidia. Essa inovação abre novas possibilidades para inteligência artificial e computer vision.
“O MEC é mais um passo na jornada de evolução do 5G, que a NOS está a liderar em Portugal, desde o primeiro momento. Acreditamos que esta nova solução irá facilitar uma série de aplicações que exigem um processamento em tempo real, em setores fundamentais como a saúde, segurança pública ou a indústria”, explica Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS.