Negócio EuroBic Abanca: sindicatos exigem garantias para os trabalhadores

Em comunicado, os sindicatos Mais, SBN e SBC salientaram a sua “preocupação” para “obter informações sobre a situação dos trabalhadores, de forma a garantir a sua estabilidade profissional”. “Nesse sentido, foi solicitada uma reunião ao banco, estando agora a aguardar o agendamento”

Executive Digest
Julho 19, 2024
17:14

A aquisição do EuroBic pelo Abanca levou os sindicatos da UGT a exigir garantias para os trabalhadores.

Em comunicado, os sindicatos Mais, SBN e SBC salientaram a sua “preocupação” para “obter informações sobre a situação dos trabalhadores, de forma a garantir a sua estabilidade profissional”. “Nesse sentido, foi solicitada uma reunião ao banco, estando agora a aguardar o agendamento.”

De acordo com os sindicatos, “no próprio dia da formalização da aquisição, o EuroBic Abanca enviou uma carta aos presidentes destes sindicatos, garantindo que ‘os trabalhadores têm um papel fulcral nesta operação’ e afirmando a sua convicção de que ‘juntos, vamos tornar visível um projeto de sucesso, sólido e com futuro'”, referem, salientando que “o banco adianta ainda que ‘Portugal é uma prioridade na estratégia de crescimento e posicionamento’ do Abanca'”.

“Face à informação agora prestada e ao compromisso assumido na reunião de novembro de 2023 de manter os dindicatos a par do desenrolar do processo, MAIS, SBN e SBC solicitaram a reunião face à necessidade de estabilizar as expetativas dos trabalhadores, sempre preocupados com o seu futuro. Uma situação que assume maior acuidade se se tiver em conta o passado profissional dos trabalhadores, pois a maioria é oriunda do BPN, cujo processo foi conturbado. Assim, para estes sindicatos é fundamental evitar preocupações desnecessárias e garantir estabilidade aos trabalhadores”, concluem.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.