Moscovo reivindica captura de Nova Iorque (mas a da Ucrânia…)

Moscovo assegura ter capturado Nova Iorque: a alegação das forças militares russas, feita na passada terça-feira, causou espanto – no entanto, explica-se facilmente: em vez da metrópole dos Estados Unidos, a Rússia referia-se a uma cidade no leste ucraniano, anteriormente conhecida como Novgorodskoye.

“Um dos maiores assentamentos na aglomeração de Toretsk e o centro logístico estrategicamente importante de Novgorodskoye da República Popular de Donetsk foi libertado”, sustentou o Ministério da Defesa russo, na conta da rede social ‘Telegram’.

Nova Iorque, um subúrbio de Toretsk na região de Donetsk com uma população pré-guerra de 10 mil pessoas, terá sido a mais recente área a cair sob controlo russo durante a sua série de avanços no leste da Ucrânia. Foi renomeada de Novgorodskoye em 2021, mas antes da Guerra Fria era igualmente conhecida como “Нью-Йорк”, traduzida de várias maneiras como Neu Jork ou Niu York.

As forças armadas ucranianas confirmaram esta terça-feira que a Rússia atacou assentamentos na área, mas não reconheceram a captura da vila. “O inimigo está a atacar perto dos assentamentos de Nova Iorque, Nelipivka, Toretsk e Zalizne. Os nossos defensores estão a dar uma resposta digna ao inimigo, 13 combates já foram concluídos, a batalha continua. A aviação do agressor atingiu o assentamento de Druzhba com mísseis aéreos não guiados, e onze mísseis antiaéreos atingiram Toretsk e Nelipivka”, informou o Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia, na rede social ‘Facebook’.




Comentários
Loading...