Montenegro já é melhor primeiro-ministro do que Costa para a maioria dos portugueses, aponta sondagem

Luís Montenegro já é um melhor primeiro-ministro do que António Costa, dois meses após a tomada de posse do novo Executivo, aponta esta segunda-feira uma sondagem da Intercampus publicada no ‘Jornal de Negócios’: de acordo com a publicação, a maioria dos portugueses já tem outra visão do líder social-democrata, como aponta o facto de as posições se terem invertido face à anterior pesquisa.

Segundo o barómetro, 51,7% dos inquiridos fazem uma avaliação mais positiva de Luís Montenegro, que colhe maior apoio entre os homens, por pessoas entre os 35 e 54 anos e uma ligeira prevalência no norte do país. O anterior primeiro-ministro recolhe 40% das preferências, com predomínio entre as mulheres e os inquiridos na faixa etária acima dos 55 anos.

Apesar da impressão positiva sobre Luís Montenegro, não se pode dizer o mesmo do Governo como um todo: quase metade dos portugueses (47,3%) dá melhor avaliação ao anterior Executivo, mais do que os 41,7% que escolhe o atual – há apenas 0,2% que diz não haver diferenças.

No entanto, no que diz respeito a expectativas futuras, metade dos inquiridos crê que o novo Governo vai ser prejudicial, embora 38,4% salientem que haverá um benefício com as políticas do Executivo liderado por Luís Montenegro: este ponto é divisório entre homens e mulheres, aponta a sondagem, com os primeiros mais otimistas e as mulheres as que mais apontam para as políticas prejudiciais com o atual Governo.

“De uma maneira geral, não existem diferenças muito significativas e a maioria não prevê grandes alterações”, refere a Intercampus, sublinhando no entanto que a área onde “reina maior pessimismo é a da Segurança Social”.