Mesmo abaixo das expectativas: Tesla ultrapassa vendas anuais globais da Audi pela primeira vez
Apesar de ter vendido menos veículos do que o esperado, a Tesla conseguiu ainda assim ultrapassar uma das marcas automóveis premium mais premiadas da Alemanha em 2024, segundo anunciou esta segunda-feira a publicação ‘Bloomberg’.
A marca germânica do grupo Volkswagen vendeu 1,67 milhões de veículos em 2024, menos 12% face ao ano anterior: a sua luta contra a intensificação da concorrência na Europa e na China, assim como a fraca procura dos seus modelos elétricos, permitiram a ultrapassagem da Tesla de Elon Musk, que entregou 1,79 milhões de veículos no ano passado – foi mesmo o primeiro declínio anual nas entregas da marca americana em mais de uma década, mantendo por pouco a liderança sobre a BYD como líder de vendas nos EV.
No entanto, o posicionamento da Tesla permitiu à marca tirar partido de quaisquer deslizes das marcas automóveis históricas: os fabricantes alemães enfrentam uma procura tépida por automóveis de luxo na China, onde a recuperação permanece incerta e os fabricantes locais estão a promover ainda mais o mercado de luxo. Na Europa, as vendas de EV estão aquém das expectativas depois de vários países terem cortado os subsídios.
As vendas da Audi caíram em mercados como a Alemanha, China e América do Norte. As entregas de modelos totalmente elétricos diminuíram 8%, para cerca de 164 mil, sendo que a marca alemã planeia fechar uma fábrica em Bruxelas devido à baixa procura pelo utilitário desportivo elétrico Q8 e-tron aí fabricado. A Audi planeia atualizar modelos incluindo o A7 e o SUV Q3 este ano para aumentar as vendas. “Os clientes também podem esperar vários novos híbridos plug-in”, garantiu o CEO Gernot Döllner, esta segunda-feira, em comunicado.