Mercedes declara ‘guerra’ aos ladrões de automóveis: conheça o novo sistema Guard 360°

Os roubos de carros têm aumentado, conforme atestam os números de muitas associações comerciais e empresas especializadas em dispositivos anti-roubo: de acordo com o site especializado ‘Motor1’, é possível – tanto quanto possível – evitar este fenómeno?

Se o carro estiver equipado com um bom dispositivo anti-roubo, capaz de monitorização constante da envolvência e poder contactar a polícia de forma autónoma sem necessário… sim. E é precisamente com essa finalidade que a Mercedes desenvolveu o novo pacote Guard 360°.

Mas como funciona?

Apresentado no passado dia 11 em Roma, o novo sistema Guard 360° desenvolvido pela Mercedes reúne a experiência adquirida ao longo do tempo no desenvolvimento do sistema volumétrico anti-furto do fabricante alemão, que sempre foi um acessório essencial para quem compra um carro da marca de Estugarda, e a eficiência do sistema de câmaras 360° de última geração com o qual todos os carros de nova geração da marca podem ser equipados.

Mais em detalhe: o novo sistema desenvolvido pela Mercedes inclui sistema de alarme anti-roubo, proteção anti-desmantelamento com sinal de alerta ótico e acústico em caso de deteção de mudança de posição, proteção volumétrica do habitáculo com alarme quando movimento é detetado dentro do carro e notificação de roubo com deteção de danos no estacionamento.

A partir de 2025 o pack de estacionamento com câmaras 360° vai ser reforçado: além de ser um acessório muito útil nas manobras de estacionamento, é capaz, em caso de arrombamento, vandalismo ou impactos de outros utentes da estrada, tirar automaticamente cinco fotos ao redor do carro, armazenando-as como possível prova documental.

Na verdade, o sistema Guard 360° permite ter várias ‘dashcams’ sempre ativas ao redor do carro, evitando assim instalações pós-venda com fiação não original.

“Graças a este sistema de dispositivos, além da função antirroubo com proteção volumétrica do habitáculo, proteção anti-movimento e alarme sonoro em caso de colisão ou arrombamento, é enviado automaticamente um alerta para o smartphone do proprietário, através da aplicação Mercedes-Benz, com denúncia de furto”, apontou Sebastian Guayacan, gerente de Produto Digital Extras, Charging & EVA2 da Mercedes-Benz Itália, durante a apresentação do sistema.

“Neste caso, após os procedimentos de autenticação adequados, a chamada de alarme é transferida para o parceiro de serviço autorizado, a Vodafone Automotive, que transmite os dados de localização do automóvel diretamente à polícia”, explicou.

“As investigações podem então começar imediatamente, aumentando as chances de devolver rapidamente o carro ao seu legítimo proprietário. Por razões de segurança e para não interferir nas operações policiais, uma vez iniciado o procedimento, todas as funções de localização visíveis ao cliente através da aplicação são inibidas”, concluiu, salientando que o preço e a disponibilidade do sistema podem variar de acordo com o modelo.