Megaoperação da PSP em vários distritos para combater furto e desmantelamento de automóveis. Há pelo menos três detidos
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a levar a cabo uma vasta operação de combate ao furto, viciação e desmantelamento de automóveis em várias regiões do país. A operação, que teve início na manhã desta quarta-feira, está a decorrer em armazéns, stands de automóveis e oficinas de mecânica nos distritos do Porto, Lisboa, Braga, Viana do Castelo, Coimbra e Santarém. Até ao momento, foram detidos três homens relacionados com os crimes em investigação.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Comando Metropolitano da PSP do Porto, a investigação que deu origem a esta operação começou em 2021, sob a coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP). O objetivo da investigação é identificar e deter os responsáveis por uma rede criminosa dedicada ao furto e viciação de veículos, além de proceder à recuperação de viaturas e outros materiais associados aos crimes em causa.
A operação envolveu a realização de 40 buscas, tanto domiciliárias como não domiciliárias, e culminou com a apreensão de 14 viaturas que tinham sido furtadas ou que possuíam componentes roubados. Entre os materiais apreendidos encontram-se também equipamentos destinados à descodificação de veículos, aparelhos de inibição de sinal GSM e GPS, três centralinas de automóveis, 15 telemóveis e uma quantia em dinheiro que ascende a 54 mil euros. Foram ainda apreendidas várias chaves de automóveis de diferentes marcas, o que sugere a existência de uma rede organizada e estruturada para a prática destes crimes.
A PSP destacou que esta operação é uma resposta direta à crescente sofisticação das redes criminosas envolvidas no furto de automóveis, que recorrem a tecnologias avançadas para descodificar sistemas de segurança de veículos e contornar as suas proteções eletrónicas. A utilização de dispositivos de inibição de sinais GSM e GPS demonstra o nível de organização e a tentativa dos suspeitos em dificultar a localização dos veículos roubados pelas autoridades.
Esta ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao crime organizado, em particular no que diz respeito ao furto e desmantelamento de automóveis, um problema que afeta várias regiões do país. A PSP continuará a desenvolver ações similares, no sentido de desmantelar completamente redes deste tipo, que causam prejuízos elevados tanto para os proprietários das viaturas como para o setor automóvel em geral.
A operação continua em curso e mais detenções poderão ocorrer à medida que as autoridades prosseguem com as investigações e analisam o material apreendido.