Mazda celebra 35º aniversário do Roadster com nova edição especial: vejas as imagens

A Mazda Motor Corporation lançou no Japão uma nova edição especial do Mazda Roadster, comemorativa do 35º aniversário do modelo. Este 35th Anniversary Model é um exclusivo reservado aos clientes nipónicos, não estando prevista a sua comercialização noutros mercados ou continentes, estando ali disponível em versão ST, de capota de lona, e RF, de capota rígida retráctil eletricamente.

Desde o lançamento da sua primeira geração em 1989, o modelo já conta com vendas acumuladas superiores a 1,2 milhões de unidades, considerando-se as suas quatro gerações, num volume sem precedentes para um automóvel desportivo descapotável compacto de dois lugares, que tem sabido evoluir e adaptar-se aos tempos, proporcionando sempre um prazer de condução que excede as expectativas dos clientes, promovendo a cultura automóvel à escala mundial.

Para comemorar o 35º aniversário do roadster mais vendido do mundo e para expressar a gratidão da marca a todos os seus apaixonados, a Mazda acrescenta este inédito “35th Anniversary Model” ao leque de Edições Especiais. Com base na temática da maturidade, cultivada ao longo desses 35 anos de história, e do conceito vintage, subjacente a esses modelos de coleção, nasce este Mazda Roadster para adultos, uma versão plena de maturidade, em que se combina a cor de carroçaria Artisan Red Premium Metallic com um interior desportivo em pele castanha, de elevada qualidade.

Essa pintura especial é a quarta na Mazda a recorrer à técnica de aplicação única denominada “Takuminuri”, tecnologia de pintura que produz uma pintura de elevada precisão e qualidade numa linha de produção em massa, parecendo ter sido pintada à mão por um artesão especializado. Sob a incidência direta da luz assiste-se ao brilho intenso de um vermelho finamente granulado e transparente, enquanto nas áreas sombreadas, que são o tom base, há uma expressão de elevado contraste, que cria uma profundidade e riqueza sólidas, realçando a força e a beleza das formas. Estreada no Mazda CX-80, SUV topo de gama da Mazda lançado recentemente, estreia-se agora no popular roadster, num exclusivo desta sua versão de aniversário.

Em termos de equipamento e para além dos conteúdos normalmente presentes nas versões topo de gama comercializadas no Japão, estas versões contam, no exterior, com uma placa numerada, colocada junto à cava da roda traseira, e jantes de 17x7J polegadas, em alumínio com 8 raios duplos e pintura de elevado brilho. Já o interior é pautado pelo uso de pele castanha clara no tablier, nas portas e nos bancos, estes contando com apoios de cabeça com gravação “35th Anniversary”, bem como nas costuras do volante, do manípulo das mudanças e da alavanca do travão de estacionamento, para além de decorações em vermelho escuro no interior das saídas de ventilação e tapetes e sobretapetes em castanho mais escuro, que complementam o conjunto, contrastando com os elementos em preto. Os clientes que assim o desejarem, podem ter, como opção, o comando da chave na cor da carroçaria. As capotas são em castanho claro na versão ST e na cor da carroçaria na variante RF, sendo em preto o painel superior central.

O volume de produção planeado para o mercado japonês deverá atingir as 1.000 unidades, divididas entre a versão de capota de lona, comercializada apenas com o motor Skyactiv-G de 1,5 litros (132 cv) e caixa manual de seis velocidades (6MT), e o RF de teto rígido retrátil, equipando-se com o motor Skyactiv-G de 2,0 litros (184 cv) e caixa manual de seis velocidades (6MT) ou transmissão automática também de seis relações (6AT). Ambas são, naturalmente, versões de volante à direita.