Marcas japonesas, coreanas, europeias ou americanas: quais os carros com menos avarias?
Desde 1989 que a renomada consultora americana ‘JD Power’ publica o relatório anual VSD (‘Vehicle Dependability Study’), baseado, na versão deste ano, na resposta de 30.595 proprietários de veículos adquiridos em 2021 – o estudo abrange 184 áreas do carro suscetíveis a problemas, destacadas em nove categorias diferentes.
O estudo deste ano apresentou uma conclusão problemática para as marcas automóveis: houve um aumento dos problemas reportados em quase dois terços nos veículos analisados. Ou seja, se o número médio de problemas detetados em 2023 era de 186 por 100 veículos, em 2024 subiu para 190 avarias por 100 veículos. Isto significa que aumentaram para 17%, cinco pontos percentuais a mais.
Como justificação, a ‘JD Power’ referiu ao fabrico de automóveis em plena pandemia da Covid-19. “Provavelmente pode ser atribuído à era tumultuosa durante a qual esses veículos foram construídos, e os proprietários agora estão a manter seus veículos por muito mais tempo. As marcas devem garantir que a nova tecnologia de veículos introduzida hoje continuará a atender às necessidades dos clientes”, salientou Frank Hanley, diretor da ‘JD Power’.
Elétricos são os que dão mais problemas
Em termos de tecnologia veicular, o relatório afirmou que os proprietários dos EV (veículos elétricos a bateria) e veículos híbridos plug-in (PHEV) enfrentaram, em média, mais problemas do que os proprietários de veículos hídridos ou de combustão.
Em números: os EV têm uma taxa de avaria de 256 por 100 carros , seguidos pelos PHEV, com 216. Já os híbridos têm uma taxa de 191 e os de combustão 187. Um exemplo: após três anos de propriedade, 39% dos proprietários de carros elétricos afirmaram ter substituído pneus nos últimos 12 meses, 19 pontos percentuais a mais do que os proprietários de veículos a combustão.
A área mais problemática é o sistema de infoentretenimento, com uma taxa de avaria de 49,1 pontos percentuais por 100 automóveis, praticamente o dobro da categoria seguinte, que é o exterior. E entre os problemas de infoentretenimento, a conectividade Android Auto e Apple CarPlay acumula 6,3 problemas por 100 carros, seguida pelo reconhecimento de voz integrado, com 6,1 por 100 unidades. “À medida que os veículos saem da linha de montagem com cada vez mais tecnologia, não é inesperado que a categoria mais problemática seja o infoentretenimento”, sustentou a consultoria.
Preocupante, segundo a ‘JD Power’, é o aumento de problemas detetados em alertas de assistência aos condutores. “Muitos pensariam que, após três anos, os proprietários se habituariam aos alertas nos seus veículos. No entanto, este não é o caso. São experimentados níveis mais elevados de problemas em múltiplas funções de assistência ao condutor”, referiu Hanley.
E o que diz o relatório?
O relatório de 2023 elaborado pela ‘JD Power’ caracterizou-se pela primeira posição da Lexus e por incluir até sete marcas asiáticas entre as 10 primeiras posições. Na verdade, a Buick e a Chevrolet, na quarta e quinta posições respetivamente, eram os únicos fabricantes americanos, e para ver uma marca europeia neste top 10 era preciso ir ao 9º lugar: o Mini.
Agora, no relatório de 2024 há alterações importantes, mas não a liderança, já que a Lexus se mantém na primeira posição pelo segundo ano consecutivo, com uma taxa de avaria que aumentou ligeiramente, de 133 para 135 por 100 veículos.
A segunda posição desta vez vai para a japonesa Toyota, que subiu do 6º posto, com uma taxa de avarias que foi reduzida de 168 para 147 por 100 carros. Um excelente resultado para o grupo japonês, pois importa recordar que a Lexus é a marca de carros de luxo criada pela Toyota em 1989. A terceira e quarta posições são para marcas americanas, especificamente, para duas empresas da General Motors: a Buick na terceira posição e Chevrolet em quarto. Na verdade, a Buick atinge uma média de 149 problemas por 100 carros, muito próximo da Toyota, enquanto a Chevrolet se distancia, com 174 avarias por 100 unidades.
O relatório destacou ainda uma maior representação de fabricantes europeus no topo da lista. A primeira marca do Velho Continente é mais uma vez a Mini, que ocupa a quinta posição, com uma taxa de avaria de 174, seguida de perto em sexto lugar pela Porsche, com uma taxa de problemas de 175 – a marca alemã consegue a maior subida no relatório, desde o ano passado ocupava o 20º lugar, com uma taxa de 208. Para encontrar outra marca europeia no top ten é preciso subir à 9ª posição, onde aparece a BMW, com 190, quando em 2023 ocupava o 15º lugar com 184. Parece um contrassenso mas a marca alemã ganha várias posições embora este ano tenha mais falhas, cenário que demonstra o já referido aumento de problemas generalizados entre os fabricantes.
A Mazda, marca japonesa, ocupa o sétimo lugar, e para encontrar o primeiro fabricante coreano é preciso ir para a oitava posição, onde está localizada a Kia, com índice de 187. Um resultado que confirma uma aparente tendência de queda, já que em 2023 ocupava 3º lugar, com 152, e em 2022 liderou o estudo, com 145. No entanto, este cenário também ocorreu na Genesis, marca exclusiva do Hyundai Motor Group, que desceu para o 16.º lugar, com um índice de 200 problemas por 100 carros, quando no ano passado ficou em 2º lugar, com 144. Situação semelhante à da Hyundai, já que neste relatório cai para a posição 13, com 198, quando em 2023 era 8º com 170.
É preciso ir à posição 21 para encontrar a Mercedes-Benz, com índice de 218 avarias por 100 carros; a Volvo está em 24º lugar, com 245; Volkswagen em 27º, com 267; A Land Rover é a 28ª, com 268, e a Audi é a 29ª, com 275, de modo que a marca dos quatro anéis é a penúltima, à frente apenas da Chrysler, desta vez a ‘lanterna-vermelha’ do estudo.
A Tesla, inesperadamente, não surge no estudo. Porquê? A marca de Elon Musk não colabora com a consultora na preparação do relatório de fiabilidade e avarias, pelo que a ‘JD Power’ não consegue entrevistar pessoas suficientes para satisfazer os seus critérios estatísticos. Contudo, e com os dados recolhidos, a Tesla ocuparia a posição 26, obtendo uma taxa de avarias de 252, quando em 2023 estava na posição 28, com 242 avarias.
Porsche 718 é o carro mais bem classificado
Por último, o relatório centrou-se na taxa de avaria de modelos específicos, sendo o Porsche 718 o carro premium com melhor pontuação, e também o que obtém o melhor resultado na classificação geral. Porém, nos restantes segmentos, há uma maioria de modelos Toyota e Lexus – há menções ao Buick Encore, Chevrolet Equinox, Chevrolet Traverse e Chevrolet Tahoe. E, juntamente com o já mencionado Porsche, o BMW X1 e o X6 são os únicos modelos europeus a ganhar um prémio individual dentro de uma categoria no relatório.