Mais de 1500 casos de burlas no arrendamento no último ano. Conheça os conselhos da PSP e saiba como se precaver

A PSP tem registado um grande crescimento do número de burlas no arrendamento, em que os inquilinos são levados a pagar, de forma antecipada, o valor do arrendamento ou um sinal, a fim de garantir a reserva do imóvel, que na realidade ou não existe, ou já foi ‘arrendado’ a múltiplas outras vítimas.

De acordo com os dados da PSP, entre 2016 e 2023 registaram-se 5102 denúncias relacionadas com burlas em arrendamentos. Em 2022 foram registadas pela PSP 1214 ocorrências enquadráveis neste tipo de burla, causando um prejuízo total às vítimas superior a 750 mil euros. Em 2023 registaram-se 1542 ocorrências com um impacto superior a 1 milhão e 750 mil euros.

Em 2022 registou-se um ‘salto’, justificado pela inclusão de ocorrências de burlas no arrendamento que não de casas de férias, passando a ser incluído, desde essa altura, as burlas de falsos arrendamentos de casas que se encontram no mercado normal de arrendamento.

Como atuam os burlões?

Em pesquisas de internet, ou classificados de jornais, com falsas ofertas, as vítimas entram em contacto e negoceiam o arrendamento por telemóvel ou email. Negociado o pagamento, é pedida transferência bancário ou envio de cheque ou numerário por correio, segundo as indicações do suposto proprietário.

A vítima acaba por ficar sem o sinal adiantando, e não é possível arrendar o imóvel que achava ter garantido com o pagamento. Geralmente estes burlões têm como alvo o arrendamento de habitação temporária para férias.

  1. Confirmada a entrada do dinheiro na conta bancária, os suspeitos retiram o anúncio do imóvel da internet, desligando todos os números que utilizaram no processo e deixando de responder aos emails. As vítimas apercebem-se, desde logo, que foram burladas.
  2. Alguns suspeitos, depois de confirmada a entrada do dinheiro na conta bancária, mantêm o contacto com as vítimas até ao fim, respondendo de forma evasiva a algumas suspeitas por elas levantada. Estas só se apercebem do logro posteriormente, muitas vezes após terem feito a viagem para o seu destino, constatando no local que a casa que pensavam ter garantida não existia.
  3. Alguns grupos de autores optam por utilizar documentos de terceiros (de outras vitimas, p.ex), chegando mesmo a enviar cópia desses documentos como sendo seus, no intuito de credibilizar a burla e dessa forma levar o lesado a confiar no negócio. Deste modo é passada uma imagem de maior credibilidade no anúncio e idoneidade do suspeito.
  4. Recurso a páginas falsas de plataformas internacionais de arrendamento de imóveis, como o “AIRBNB”: alegam que o proprietário do imóvel se encontra no estrangeiro e/ou por questões de segurança para ambos, é pedido que a transação seja feita pela plataforma AIRBNB, sendo enviando um link que contém uma reprodução exata de uma das plataformas referidas, nas quais constam as indicações para pagamento. As transferências efetuadas nestas páginas têm geralmente como destino uma conta no estrangeiro (Espanha, Itália, Inglaterra ou países do leste europeu) e tudo indica que os burlões são indivíduos estrangeiros, não só pela localização das contas bancárias, mas sobretudo pela forma como os emails são redigidos, onde são notórios vários erros gramaticais, de pontuação e tempos verbais, revelando a utilização de um tradutor.

Quais os conselhos da PSP para não se deixar cair no engano?

  • Procure sites, jornais ou empresas de classificados que garantam a confirmação da veracidade dos anúncios neles publicados;
  • Desconfie dos anúncios em que os preços são abaixo do valor de mercado. Para tal, basta comparar com anúncios de imóveis com características semelhantes e situados na mesma área geográfica;
  • Pesquise os dados do imóvel na internet (morada, designação do condomínio, dados e contactos do anunciante, entre outros), pois poderão existir referências a burlas anteriores;
  • Solicite dados adicionais sobre a habitação: fotos do interior, cópia de contratos de fornecimento de eletricidade, luz ou gás, conferindo os dados de identificação e endereço indicado;
  • Esteja atento aos pormenores da habitação. Verifique se coincide com a morada que é fornecida, procurando nos mapas disponíveis na internet;
  • Pesquise as imagens apresentadas no anúncio a fim de verificar se são verdadeiras;
  • Verifique se o nome que está associado ao IBAN fornecido para o pagamento coincide com o do proprietário/empresa ou anunciante;
  • Evite qualquer tipo de transferência monetária para pessoas que anunciam o arrendamento de imóveis na internet sem que esteja certo que o anunciante é legítimo;
  • Não aceda a endereços enviados através de e-mails ou de outras plataformas de arrendamento para efetuar o negócio;
  • Se o anunciante informar que não recebeu qualquer valor ou que existem problemas no processamento do pagamento, solicitando nova transação, contacte imediatamente o seu banco. Caso se verifique a existência de fraude, cancele imediatamente o pagamento já efetuado.
  • Guarde todas as trocas de e-mails, fotos e mensagens, caso o arrendamento não corra como acordado ou tenha sido vítima de burla.
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