A Comissão Permanente da Assembleia Legislativa da Madeira agendou para esta quinta-feira a toma posse o XV Governo Regional, do PSD, depois de ontem ter decorrido a instalação do novo parlamento regional, resultante das eleições realizadas a 26 de maio.
Segundo uma nota divulgada após a reunião da comissão, perante a Assembleia Legislativa, toma hoje posse o XV Governo Regional da Madeira, chefiado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, numa cerimónia agendada para as 11 horas, no Salão Nobre do parlamento madeirense.
O PSD, o partido mais votado e que vai formar Governo, já anunciou que vai propor o nome de José Manuel Rodrigues (CDS-PP) para presidente da Assembleia Legislativa, cargo que o democrata-cristão ocupa desde 2019.
O PSD venceu as regionais antecipadas, com a eleição de 19 deputados, ficando a cinco mandatos de conseguir a maioria absoluta. O parlamento regional é composto por 47 lugares, sendo necessários 24 deputados para a maioria absoluta.
O PS elegeu 11 deputados, o JPP nove, o Chega quatro e o CDS-PP dois, enquanto a IL e o PAN elegeram um deputado cada. De fora do parlamento ficaram a CDU (PCP/PEV) e o BE, que nas eleições regionais anteriores tinham conquistado um mandato.














