Luís Montenegro é o líder político com mais exposição nas televisões desde o início dos debates

O líder do PSD, Luís Montenegro, foi o protagonista político com mais intervenção direta nos principais espaços informativos dos canais generalistas portugueses desde o início do calendário de debates entre os candidatos às eleições legislativas de 10 de março.

De acordo com a recolha feita pela Mediamonitor, do Grupo Marktest, através do serviço e-telenews, entre os dias 5 de fevereiro e 25 de fevereiro, Luís Montenegro interveio em 164 notícias nos telejornais das 13h00 e das 20h00 na RTP1, na SIC e na TVI, gerando um total de quase 9 horas de notícias com a sua participação ativa.

A RTP1 tem sido genericamente a estação com mais informação sobre os principais candidatos às eleições legislativas, com 362 notícias nas últimas três semanas, contra as 240 da SIC e as 217 da TVI. Foi por isso sem surpresa que se verificou que no período em análise a RTP1 foi também a estação com mais peças emitidas sobre o líder do PSD, num total de 68 notícias.

Na segunda posição do ranking de protagonistas políticos com mais notícias surge Pedro Nuno Santos, do PS, com um total de 147 notícias desde o início das rondas de debates entre os candidatos às legislativas. O secretário-geral socialista foi, de resto, o único protagonista, a par de Luís Montenegro, a ultrapassar as 8 horas em notícias nos canais generalistas.

André Ventura, do Chega, foi o terceiro protagonista político com mais presença nos noticiários, com 118 notícias e perto de 5 horas e meia de exposição nas grelhas dos espaços informativos destes canais.

Seguiu-se neste ranking o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, com 104 notícias e cerca de 4 horas e 20 minutos de presença nos noticiários.

Os restantes líderes partidários ficaram abaixo da fasquia das 100 notícias desde o início dos debates eleitorais, com Mariana Mortágua, do BE, e Paulo Raimundo, do PCP, a serem protagonistas em 98 notícias cada.

Curiosamente, apesar de ter menos notícias do que Rui Rocha, o líder do PCP, Paulo Raimundo, é o quatro protagonista político com mais tempo de exposição nas notícias em que interveio, com um total de 4h24 minutos. Já Mariana Mortágua teve um total de 4h18 minutos de presença nos noticiários.

Nas posições seguintes deste ranking surgem Inês Sousa Real, do PAN, com 68 notícias (equivalentes a 3h35m) e Rui Tavares, do Livre, em 64 peças televisivas (2h41m).