A Grã-Bretanha e a Alemanha vão desenvolver em conjunto uma nova arma de “ataque de precisão profunda” com alcance superior a 2 mil quilómetros, informou esta quinta-feira o Governo britânico, em mais um sinal do intensificar da cooperação em Defesa entre duas das maiores economias da Europa.
O projeto integra-se no compromisso assumido no ano passado para desenvolver novas armas, quando ambos os países assinaram um pacto bilateral de Defesa e enfatizaram a necessidade de a Europa ser capaz de se defender contra qualquer escalada da guerra na Ucrânia.
Desde a assinatura do acordo, Donald Trump venceu uma eleição presidencial nos EUA e deixou claro que espera que a Europa assuma a responsabilidade pela sua própria segurança, desencadeando uma corrida no Velho Continente para encontrar maneiras de impulsionar as indústrias de defesa nacionais.
O ministro da Defesa britânico, John Healey, e o seu colega alemão, Boris Pistorius, anunciarão o novo projeto de arma de longo alcance numa reunião em Berlim. “Num mundo mais perigoso, a NATO e os aliados europeus permanecem unidos”, disse Healey em comunicado. “Esta parceria está a ajudar-nos a fazer da Defesa um motor de crescimento – criando empregos, impulsionando habilidades e impulsionando investimentos no Reino Unido e na Alemanha.”
O comunicado não forneceu mais detalhes sobre o cronograma ou orçamento do projeto.














