Lamborghini Urus SE: o primeiro Super SUV Híbrido Plug-in do mundo é apresentado
A Automobili Lamborghini apresentou, na Oceânia, o muito aguardado Lamborghini Urus SE, o primeiro Super SUV Híbrido Plug-in do Mundo. Mais de 250 convidados de renome foram recebidos na Cockatoo Island, em Sydney, para conhecer o revolucionário Super SUV que transmite o compromisso da Lamborghini com a inovação, a sustentabilidade e o seu icónico ADN de performance e luxo.
Com um novo design, aerodinâmica otimizada, tecnologia a bordo sem precedentes e um sistema híbrido de 800 cv, o Urus SE tem como base o Urus S em termos de conforto, performance, eficiência, emissões e prazer de condução. Graças aos seus “dois corações”, térmico e elétrico, os valores de binário e potência são os mais elevados de sempre, conferindo ao SE uma posição única na sua categoria.
“Tenho o orgulho de apresentar a versão mais potente do Super SUV da Lamborghini na Austrália. O Urus SE oferece uma experiência de condução incomparável com o seu sistema híbrido plug-in, que melhora a performance e a dinâmica do veículo em qualquer superfície e em qualquer condição. Graças aos seus “dois corações”, térmico e elétrico, os valores de binário e potência são os mais elevados, enquanto reduz as emissões de carbono, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade da nossa Direzione Cor Tauri. Desde a estreia do Urus, este estabeleceu-se como o modelo mais vendido da Lamborghini a nível global, e estou confiante de que o Urus SE continuará a ser um sucesso na Oceânia,” afirmou Francesco Scardaoni, diretor regional da Automobili Lamborghini Ásia-Pacífico.
Uma experiência de condução incomparável
O Urus SE proporciona uma experiência de condução sem igual com o seu sistema híbrido plug-in, que melhora a performance e a dinâmica do veículo em qualquer superfície e condição. Maior binário e potência em qualquer rotação são garantidos por soluções técnicas avançadas, como o sistema de vetorização de binário elétrico entre os dois eixos e o diferencial traseiro eletrónico.
O motor V8 biturbo de 4.0 litros foi redesenhado para trabalhar em sinergia ideal com o sistema de motorização elétrica. Desenvolve 620 cv de potência e 800 Nm de binário; a unidade de combustão está combinada com um sistema elétrico que fornece 192 cv e 483 Nm de binário. Ao entregar a potência máxima, o foco principal está na estratégia de calibração entre o motor de combustão interna (ICE) e o motor elétrico, alcançando uma potência total de 800 cv para garantir uma curva de potência otimizada em todos os modos de condução e em qualquer superfície. Uma bateria de iões de lítio de 25,9 kWh está situada sob o piso de carga e acima do diferencial traseiro controlado eletronicamente.
O motor elétrico síncrono de íman permanente, localizado no interior da transmissão automática de 8 velocidades, pode atuar como um reforço para o motor V8 a combustão, mas também como um elemento de tração, tornando o Urus SE um veículo 4WD 100% elétrico, capaz de percorrer mais de 60 km em modo EV.
Estreado no Urus SE, o novo sistema central de vetorização de binário elétrico longitudinal, equipado com uma embraiagem multidiscos eletro-hidráulica, distribui o binário de forma variável e contínua entre os eixos dianteiro e traseiro. A caixa de transferências trabalha em sinergia com o novo diferencial eletrónico de deslizamento limitado instalado no eixo traseiro, proporcionando ao veículo “oversteer” à medida dos desejos do condutor, transmitindo a sensação de um superdesportivo.
Ambos os sistemas foram projetados e calibrados para se adaptarem da melhor forma a qualquer tipo de condição de aderência e estilo de condução, oferecendo máxima motricidade e agilidade, seja em pista, nas dunas do deserto, no gelo ou em estradas de terra.
Único na sua categoria, o Urus SE oferece mais binário e potência em qualquer regime ou condição de condução. O sistema desenvolve uma potência total de 800 cv às 6000 rpm e um binário total de 950 Nm, disponível logo a partir das 1750 rpm e até 5750 rpm, garantindo um desempenho de topo em todos os aspetos, também possível graças a uma relação peso-potência ainda mais aprimorada: 3,13 kg/cv (comparado a 3,3 no Urus S). O Urus SE acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (Urus S: 3,5) e de 0 a 200 km/h em apenas 11,2 segundos (Urus S: 12,5), alcançando uma velocidade máxima de 312 km/h (Urus S: 305 km/h). Estes números fazem do SE o Urus mais potente de sempre e o veículo mais rápido do segmento, estabelecendo um novo padrão na categoria Super SUV.
Design e aerodinâmica
O Urus SE redefine os cânones estilísticos de um modelo que alterou os paradigmas do design dos SUV, enquanto as suas linhas foram atualizadas com o objetivo expresso de otimizar a eficiência aerodinâmica.
O design destaca a dinâmica das formas, acentuando as linhas desportivas e robustas do veículo. A secção frontal apresenta um novo capô com um design flutuante, onde a ausência da linha de corte proporciona uma sensação de continuidade e amplifica o estilo atlético do Urus SE, evocando certos apontamentos de design introduzidos pelo Revuelto. Outros elementos novos incluem os conjuntos óticos com tecnologia LED matrix, que introduzem uma nova assinatura luminosa inspirada na cauda do touro, símbolo da marca Lamborghini, juntamente com o para-choques e a grelha frontal redesenhados.
Na traseira, a tampa do compartimento de carga foi completamente redesenhada, introduzindo uma continuidade inspirada no Gallardo, que harmoniza as linhas ao conectar os conjuntos de luzes traseiras com iluminação em “Y” e o novo difusor traseiro, conferindo ao veículo proporções ainda mais desportivas. Juntamente com o novo spoiler, o difusor aumenta a força descendente na traseira em 35% a altas velocidades, em comparação com o Urus S, melhorando ainda mais a estabilidade do veículo.
Interiores
O habitáculo foi atualizado para realçar o ADN de design característico da Lamborghini, apresentando novas soluções em toda a secção frontal do painel de instrumentos e acentuando a sensação de leveza já introduzida no Revuelto.
Um ecrã maior – agora com 12,3 polegadas – instalado no centro do painel de instrumentos, apresenta uma nova versão da Interface Homem-Máquina (HMI), ainda mais intuitiva de usar, com gráficos atualizados, como os do Revuelto. Os designers do Lamborghini Centro Stile também focaram o seu design nas saídas de ar; nos elementos de acabamento em alumínio anodizado com a inconfundível forma em “Y”; e nos novos revestimentos dos painéis, assentos e painel de instrumentos. O painel de botões físicos oferece uma sensação tátil mais acentuada.
O condutor pode usufruir do painel de instrumentos digital e do já mencionado ecrã tátil, ambos com 12,3 polegadas, integrado mesmo no centro do painel de instrumentos e no coração do Sistema de Infotainment da Lamborghini (LIS). Este sistema também inclui um sistema de telemetria dedicado ao SE e aos novos ecrãs relacionados com o sistema de assistência à condução, que permitem uma melhor perceção do ambiente ao redor.
Personalização
O Urus SE oferece uma gama de opções de personalização inigualável na sua categoria. As jantes de liga leve foram atualizadas com a introdução das novas jantes Galanthus de 23″, combinadas de série com os novos pneus Pirelli P Zero. Existem três versões dedicadas dos P Zeros, de 21″ a 23″, para atender às diferentes exigências dos clientes em termos de conforto e condução desportiva. Para o inverno, estão disponíveis os pneus Scorpion Winter 2. Todos estes produtos apresentam a tecnologia Pirelli Elect, desenvolvida para aprimorar as características do primeiro Urus eletrificado.
A gama de cores também foi ampliada, com mais de 100 opções de pintura disponíveis, incluindo duas novas cores apresentadas no lançamento: Arancio Egon (laranja), combinado com um interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (branco) com interior em Terra Kedros (terracota). As opções de interior incluem uma vasta gama de 47 combinações de cores e quatro tipos de costuras (costura Q-citura), com possibilidades adicionais oferecidas através do programa Ad Personam, que permite aos proprietários personalizar o Urus SE, tornando-o verdadeiramente único.
Quatro personalidades bem distintas
No centro da consola, o comando “tamburo” é utilizado para selecionar os diferentes modos de condução. Com a introdução do sistema híbrido, os seis modos de condução do Urus são combinados com quatro novas Estratégias de Performance Elétrica (EPS), totalizando onze opções. Os modos Strada, Sport e Corsa (para uso em estrada e pista), e os modos Neve, Sabbia e Terra (para superfícies com aderência diferente do asfalto) são agora acompanhados pelas opções EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge.
O modo EV Drive permite ao condutor explorar ao máximo o potencial elétrico. Especialmente desenvolvido e calibrado para uma condução urbana, permite mais de 60 km de autonomia elétrica e atinge uma velocidade máxima superior a 130 km/h. Acima desta velocidade, o motor V8 entra automaticamente em ação para apoiar o motor elétrico, assim como quando as exigências de binário ultrapassam o máximo disponível do motor elétrico.
Hybrid, que pode ser selecionado ao conduzir no modo Strada, oferece máxima eficiência e conforto, juntamente com um equilíbrio ideal entre o motor de combustão e o motor elétrico, sendo, portanto, a opção mais versátil para a condução diária. Recharge, disponível nos modos Strada, Sport, Corsa e Neve, recarrega até 80% da bateria enquanto mantém o desempenho ótimo. A opção Performance é destinada àqueles que desejam explorar todo o potencial do Urus SE, não apenas nos modos Strada, Sport e Corsa, mas também em Sabbia e Terra, destacando as qualidades dinâmicas do Super SUV mesmo fora do asfalto.
Dependendo do modo de condução selecionado, as molas pneumáticas do veículo ajustam a altura ao solo, com um curso que varia de 15 mm no modo Corsa até 75 mm quando o sistema de elevação é ativado. Os parâmetros que ajustam a direção, a agilidade dinâmica e o som do motor V8 biturbo também são variáveis, refletindo a personalidade do Urus SE.
Foi dada especial atenção à calibração da suspensão pneumática para diferenciar os modos de condução. No modo Strada, o trabalho de afinação melhorou o já elevado nível de conforto do Urus S. O modo Sport adiciona ainda mais diversão à condução, melhorando as características da nova transmissão para facilitar o início e a manutenção do drift. No modo Corsa, projetado expressamente para condução em pista, o Urus SE revela todo o seu potencial dinâmico. Tal deve-se em parte à unidade de controlo da suspensão (ECU/eletrónica), que controla os movimentos do chassis (inclinação ou rolamento) para tornar o veículo extremamente estável e ágil entre as curvas de uma pista, bem como em superfícies difíceis e de baixa aderência, graças às barras estabilizadoras geridas pelo sistema eletrónico de 48V. Os modos Neve, Sabbia e Terra foram todos otimizados para maximizar o curso das rodas e a consistência das forças no solo, garantindo a melhor tração em qualquer superfície.