Lamborghini Countach celebra 50 anos de produção: lembre a história do lendário V12

Foi em março de 1974 que a produção em massa do Countach começou na fábrica da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese; um modelo que se tornou lenda e permaneceu no mercado por 16 anos. O Countach foi o primeiro Lamborghini cuja carroçaria foi feita “internamente”, com a modelagem das chapas realizada à mão, e o primeiro cujos interiores foram produzidos pelo Departamento de Estofos da Lamborghini, uma verdadeira revolução que, 50 anos depois, se tornou uma tradição em Sant’Agata Bolognese. Por ocasião deste aniversário, a Lamborghini trouxe de volta à linha de produção o primeiro Countach LP 400, local onde hoje é produzido o Lamborghini Revuelto, para uma sessão fotográfica que une passado e presente. Além disso, a Lamborghini disponibilizou algumas imagens de arquivo exclusivas da linha do Countach.

“Estamos orgulhosos de ainda produzir os nossos modelos superdesportivos no local onde o Countach foi criado”, comentou Ranieri Niccoli, diretor de Produção da Lamborghini. “A produção mudou radicalmente desde então, e houve uma transformação notável em muitos aspetos, começando com a produção do Countach e chegando até aos modelos de hoje. Atualmente, a nossa produção é muito diferente de 1974, mas mantém os melhores aspetos e combina as habilidades manuais dos nossos operadores com as melhores tecnologias disponíveis, dando origem ao que chamamos de Manifattura Lamborghini Next Level. O denominador comum entre a produção do Countach e dos nossos carros hoje é a atenção aos detalhes.”

Evolução do Countach

O Lamborghini Countach LP 500 foi apresentado como um concept car no Salão Automóvel de Genebra a 11 de março de 1971, e o seu sucesso imediato tornou fácil a decisão de transformá-lo num carro de produção. Foram necessários vários protótipos e três anos de desenvolvimento técnico e testes intensivos em estrada para que o modelo de produção, o Countach LP 400, estivesse pronto. Enquanto o carro esteve em desenvolvimento, estavam em curso trabalhos em Sant’Agata Bolognese para criar a linha de produção onde o Countach seria fabricado. Este foi mais um dos aspetos revolucionários do Countach: pela primeira vez na história da Lamborghini, a carroçaria seria feita internamente. Até então, os carros da Lamborghini eram produzidos em dois locais diferentes, com as partes mecânicas fabricadas pela Lamborghini e a carroçaria construída por fabricantes externos, sendo depois enviada para Sant’Agata Bolognese para ser montada com o chassis e as partes mecânicas. A decisão de trazer a produção da carroçaria para dentro da fábrica da Lamborghini teve um impacto imediato e significativo no crescimento da empresa.

Linha de Montagem do Countach

A fábrica original da Lamborghini compreendia uma área coberta de 12.000 m², cuja construção começou em 1963 e terminou em 1966, na mesma época em que a produção da caixa de velocidades e do diferencial também passou a ser realizada internamente. A fábrica incluía a área de produção, escritórios, salas de testes e oficina de serviços. A produção contava com duas linhas: uma para os motores e partes mecânicas e outra para a montagem dos veículos. Em 18 de outubro de 1968, a Lamborghini anunciou a conclusão iminente da construção de três novos edifícios industriais, adicionando 3.500 m² de área coberta. Hoje, a fábrica é bastante diferente, ocupando uma área de 346.000 m², mas a área onde o Countach foi montado, conhecida como Linha de Montagem Nº 1 do Countach, permanece a mesma e é agora onde o Revuelto, o novo híbrido plug-in de 12 cilindros da Lamborghini, é produzido.

Durante os anos do Countach, a linha de montagem era simples e de pequena escala, com todas as operações realizadas manualmente. Os painéis da carroçaria eram moldados e depois verificados num molde de madeira antes de serem soldados e ajustados no molde da carroçaria. Este processamento final era essencial, visto que cada peça, apesar de parecer idêntica às outras, era ligeiramente diferente devido à produção e montagem manual. A carroçaria completa, ainda em alumínio bruto, era então combinada com o chassis. Esta unidade, posicionada sobre um carrinho industrial que corria sobre calhas, percorria as várias estações de montagem, onde as diferentes partes mecânicas eram instaladas. O Countach também foi o primeiro a envolver o Departamento de Estofos da Lamborghini, que inicialmente era responsável apenas pela instalação e montagem dos interiores em parceria com fornecedores externos. Com o tempo, o departamento tornou-se completamente autónomo, inclusive no que diz respeito aos estofos de couro e costura, tornando-se uma parte essencial da personalização ainda oferecida hoje pela Lamborghini aos seus clientes através do programa Ad Personam.

Hoje, a linha de produção mudou, assim como as máquinas e os materiais utilizados, sendo muito mais organizada, eficiente e ergonómica. Enquanto na década de 1970 o alumínio era utilizado, agora há a fibra de carbono, que também é produzida no local em Sant’Agata Bolognese. O que não mudou é a paixão e o cuidado com que os operadores produzem os novos automóveis.

Continuidade entre o Countach e o Revuelto

Meio século separa o Countach do Revuelto, e durante este período, os volumes de produção também mudaram: nos 16 anos de produção do Countach, foram produzidas 1999 unidades; nos 11 anos de produção do Diablo, foram fabricadas 2903 unidades; nos nove anos do Murciélago, foram produzidos 4000 veículos; e nos 11 anos do Aventador, mais de 11.000 unidades. Apesar dessas diferenças, unidos pelo local de produção, existem muitos elementos comuns entre o Countach e o Revuelto. Em primeiro lugar, o conjunto técnico geral é o mesmo, com um motor traseiro de 12 cilindros em posição longitudinal. No entanto, no Revuelto, também existe um pacote de baterias, o que levou a deslocar a caixa de velocidades para a traseira do motor V12. A configuração é a mesma, assim como as portas, que foram vistas pela primeira vez no Countach antes de se tornarem uma característica distintiva dos modelos V12 da Lamborghini. Além disso, nos elementos estilísticos, que mostraram uma continuidade extraordinária do Countach ao Diablo, depois ao Murciélago e ao Aventador, a linha visual subtil que percorre entre o guarda-lamas dianteiro e o teto, terminando com o spoiler traseiro, é de facto conhecida como a “linha Countach”.

Todas as versões do Countach

A primeira versão do Countach, com 152 unidades produzidas, foi o LP 400 (1974-1978), caracterizado pelos guarda-lamas sem extensões e pelo teto com reentrância central projetada para o espelho retrovisor, o que lhe valeu o apelido de “Periscopio”. O LP 400 S (1978-1982), com 235 unidades, foi derivado diretamente do LP 400 especial que o entusiasta canadiano Walter Wolf encomendou à Lamborghini. O LP 400 S era caracterizado pela adoção de pneus Pirelli de perfil baixo, extensões dos aros das rodas, jantes em estilo “disco telefónico” e o apêndice aerodinâmico posicionado abaixo da parte dianteira. Esta configuração, embora otimizada e integrada em versões posteriores, tornou-se a característica distintiva do Countach na década seguinte.

O 5000 S (1982-1984), produzido em 323 unidades e com poucas alterações em termos estéticos, apresentava um motor V12 com cilindrada aumentada para 4,8 litros. O Countach Quattrovalvole que se seguiu (1985-1988), com 631 unidades, caracterizava-se visualmente pela “protuberância” no capô, necessária para acomodar o motor de 5,2 litros, equipado com um sistema de válvulas de quatro tempos para cada cilindro. O Countach 25th Anniversary (1988-1990), com 658 unidades, foi criado para celebrar os 25 anos da fundação da marca e envolveu uma revisão total dos apêndices aerodinâmicos do Countach. As entradas de ar nos guarda-lamas traseiros e alguns painéis, como os dos capôs, também foram alterados e, pela primeira vez, feitos de fibra de carbono. De destacar que o sucesso comercial do Countach esteve sempre em ascensão, caso das duas últimas versões que foram produzidas em maior número, beneficiando da homologação obtida para a venda do Countach no mercado americano.

Durante os anos em que foi comercializado, o Countach foi o modelo que, além de acabar nas paredes de uma geração inteira e ser usado em dezenas de filmes, permitiu que a Lamborghini se mantivesse competitiva de meados da década de 1970 até 1990 e se tornasse definitivamente uma lenda.

Fichas Técnicas:

Lamborghini Countach LP 400

Motor: V12 a 60°, em alumínio
Diâmetro x curso (mm): 82 x 62
Cilindrada: 3929 cc
Taxa de compressão: 10.5:1
Potência: 375 CV a 8000 rpm
Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 2 válvulas por cilindro
Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 45 DCOE
Lubrificação: cárter húmido
Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
Embraiagem: seca, monodisco
Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
Travões: discos ventilados
Distância entre eixos (mm): 2450
Largura das vias (mm): dianteira 1500; traseira 1520
Pneus: Michelin XWX dianteiros 205 X 14, traseiros 215 X 14
Peso em ordem de marcha: 1065 kg

Lamborghini Countach LP 400 S

Motor: V12 a 60°, em alumínio
Diâmetro x curso (mm): 82 x 62
Cilindrada: 3929 cc
Taxa de compressão: 10.5:1
Potência: 353 CV a 7500 rpm
Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 2 válvulas por cilindro
Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 45 DCOE
Lubrificação: cárter húmido
Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
Embraiagem: seca, monodisco
Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
Travões: discos ventilados
Distância entre eixos (mm): 2450
Largura das vias (mm): dianteira 1492; traseira 1606
Pneus: Pirelli P7, dianteiros 205/70-15, traseiros 345/35-15
Peso em ordem de marcha: 1200 kg

Lamborghini Countach LP 5000 S

Motor: V12 a 60°, em alumínio
Diâmetro x curso (mm): 85,5 x 69
Cilindrada: 4754 cc
Taxa de compressão: 9.2:1
Potência: 375 CV a 7000 rpm
Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 2 válvulas por cilindro
Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 45 DCOE
Lubrificação: cárter húmido
Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
Embraiagem: seca, monodisco
Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
Travões: discos ventilados
Distância entre eixos (mm): 2450
Largura das vias (mm): dianteira 1492; traseira 1606
Pneus: Pirelli P7, dianteiros 205/50-15, traseiros 345/35-15
Peso em ordem de marcha: 1490 kg

Lamborghini Countach Quattrovalvole

Motor: V12 a 60°, em alumínio
Diâmetro x curso (mm): 85,5 x 75
Cilindrada: 5167 cc
Taxa de compressão: 9.5:1
Potência: 455 CV a 7000 rpm
Distribuição: 2 a.c.c. com controlo por corrente, 4 válvulas por cilindro
Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 44 DCNF
Lubrificação: cárter húmido
Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
Embraiagem: seca, monodisco
Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio
Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
Travões: discos ventilados
Distância entre eixos (mm): 2500
Largura das vias (mm): dianteira 1536; traseira 1606
Pneus: Pirelli P7 F, dianteiros 225/50-VR15, traseiros 345/35-VR15
Peso em ordem de marcha: 1490 kg

Lamborghini Countach 25th Anniversary

Motor: V12 a 60°, em alumínio
Diâmetro x curso (mm): 85,5 x 75
Cilindrada: 5167 cc
Taxa de compressão: 9.5:1
Potência: 455 CV a 7000 rpm
Distribuição: 2.a.c.c. com controlo por corrente, 4 válvulas por cilindro
Sistema de alimentação: 6 carburadores duplos Weber 44 DCNF
Lubrificação: cárter húmido
Caixa de velocidades: manual Lamborghini de 5 marchas + MA
Embraiagem: seca, monodisco
Chassis: tubular com painéis de carroçaria em alumínio, fibra de vidro e fibra de carbono (capô do motor dianteiro e compartimento de bagagem)
Suspensão: independente dianteira e traseira em paralelogramo, molas helicoidais e amortecedores telescópicos
Travões: discos ventilados
Distância entre eixos (mm): 2500
Largura das vias (mm): dianteira 1536; traseira 1606
Pneus: dianteiros 225/50-ZR15, traseiros 345/35-ZR15
Peso em ordem de marcha: 1490 kg