“Dedicated to People Flow”, Dedicado ao Fluxo de Pessoas, é o lema que norteia o trabalho da KONE, empresa líder no sector dos elevadores e escadas rolantes. A multinacional, atualmente presente em 70 países em todo o mundo, fechou o seu balanço anual com um volume de negócios de mais de 11 mil milhões de euros (+1,3% em relação a 2023), registando assim um aumento das receitas pelo terceiro ano consecutivo.
As vendas também aumentaram 6% no último trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Geograficamente, 38% das transacções de vendas foram efectuadas na Europa. Seguiram-se as Américas (25%) e a China (23%). Mais pormenorizadamente, 41% das receitas provêm de novas instalações e serviços de manutenção, enquanto 19% provêm de modernizações. E, mais uma vez, o número de encomendas está a crescer, mais 2,1% em comparação com 2023, e o número de funcionários está perto de 65.000 (+1,77% em comparação com 2023). O rácio EBIT também melhorou, atingindo 1,3 mil milhões (+4,40%), e o cash flow atingiu 1,5 mil milhões (+7%).
“Em 2024 alcançámos excelentes resultados, tanto a nível financeiro como operacional. Como líder no nosso sector, temos a missão de melhorar todos os anos”, afirma Giovanni Lorino, CEO da KONE Itália e Ibérica. “Estamos prontos para prosseguir a nossa estratégia com ainda mais empenho e eficiência, com foco na inovação e sustentabilidade. É com grande orgulho que recordamos como conseguimos, a uma escala global, atingir zero emissões de carbono nas nossas fábricas até 2023, 18 meses antes dos nossos objectivos.”
Para atingir estes objectivos, a KONE anunciou a sua nova estratégia “Rise” para o período de cinco anos 2025-2030. Os valores que guiarão o trabalho da KONE continuarão a ser a coragem, a colaboração, o cliente e o cuidado. Por outro lado, de um ponto de vista mais operacional, foram identificados quatro pilares fundamentais: acelerar a digitalização para transformar os serviços oferecidos pela KONE, impulsionar a modernização dos elevadores e escadas rolantes para contribuir para a renovação de edifícios envelhecidos, concentrar-se no sector residencial para confirmar a nossa liderança nesta área de mercado e, finalmente, reduzir as emissões de CO2 para permitir que as gerações futuras vivam em cidades mais sustentáveis.
“Olhando para o futuro, vemos oportunidades de crescimento e estamos empenhados em atingir os nossos objectivos financeiros a médio e longo prazo”, acrescenta Lorino. ”Tenho grande confiança na nossa equipa. Sem as pessoas que trabalham com dedicação todos os dias, não teríamos conseguido alcançar os resultados de 2024 e não saberíamos como oferecer aos nossos clientes e utilizadores a melhor experiência de People Flow, ou seja, a gestão dos fluxos de pessoas nos edifícios. As pessoas estão no centro da nossa organização e a KONE quer ser a melhor empresa para trabalhar e com quem trabalhar”.














