Esta sexta-feira, dia 26 de julho, vai decorrer a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, no rio Sena, em Paris, com a presença confirmada de 73 atletas portugueses. Em disputa estão mais de mil medalhas em 32 desportos, e a Solverde.pt, casa de apostas portuguesa, consultou as odds da competição para revelar os países e os atletas favoritos a campeões olímpicos.
Segundo as odds, a comitiva portuguesa deve vencer, pelo menos, 3 medalhas – Portugal tem 58% de probabilidade de vencer mais de 2 medalhas (odd 1.72). Entre os atletas em competição, Pedro Pichardo é o favorito a vencer a medalha de ouro no triplo salto masculino, com 42,5% de probabilidade de sagrar-se bicampeão olímpico (odd 2.35). O principal concorrente no caminho do atleta português é o espanhol Jordan Alejandro Diaz Fortun – 38% de probabilidade (odd 2.60).
Além de Pedro Pichardo, há mais quatro atletas nacionais que as odds apontam como possíveis medalhados: Liliana Cá e Irina Rodrigues estão entre as favoritas a vencer medalha de lançamento de disco feminino – respetivamente, em 8º e 10º lugar de possíveis vencedoras. Ainda no atletismo feminino, Agate de Sousa está na luta pela medalha no salto em comprimento – 10ª favorita a vencer. Por fim, Vasco Vilaça é o 12º favorito a vencer a medalha de ouro no triatlo.
Os EUA, eternos favoritos a vencer os Jogos Olímpicos, confirmam que devem ser o país que arrecada mais medalhas: há 95% de probabilidade de os EUA liderarem a tabela de medalhas (odd 1.05), com um número estimado de mais de 120 medalhas atribuídas. Os EUA são os grandes favoritos a dominar os Jogos Olímpicos de Paris, seguidos, a uma distância considerável, da China, Grã-Bretanha, Japão e Austrália.
As três competições olímpicas que atraem mais apostadores em Portugal são o futebol, ténis e basquetebol.
No futebol masculino, as odds indicam a vitória da França (odd 3.20), seguida da Espanha e Argentina, enquanto no futebol feminino atribui-se a vitória aos EUA (odd 2.75), à frente de Espanha e França.
Depois do Wimbledon, as atenções dos apaixonados pelo ténis viram-se para as olimpíadas: as probabilidades indicam uma medalha de ouro para a Polónia, pela Iga Swiatek (odd 1.52), e para Espanha, pelo Carlos Alcaraz (odd 2.50); as restantes medalhas devem ser atribuídas aos EUA (Coco Gauff), Cazaquistão (Elena Rybakina), Itália (Jannik Sinner) e Sérvia (Novak Djokovic).
Por último, sem surpresas, os EUA devem sagrar-se campeões olímpicos no basquetebol feminino e masculino.
Entre outros destaques, o jamaicano Kishane Thompson é apontado como o favorito ao ouro nos 100 metros masculino, e a norte-americana Sha’Carri Richardson deve liderar a mesma categoria feminina. E os EUA são os mais prováveis vencedores das duas competições de 200 metros, com Noah Lyles e Gabrielle Thomas.
De acordo com as odds, na natação há prováveis vencedores de mais que uma medalha: o alemão Lukas Martens, o australiano Sam Short, as nadadoras australianas Ariarne Titmus e Mollie O’Callaghan, e a canadiana Summer McIntosh.
Os 10 países favoritos a vencer mais medalhas:
1. EUA;
2. China;
3. Grã-Bretanha;
4. Japão;
5. Austrália;
6. França;
7. Alemanha;
8. Itália;
9. Países Baixos;
10. Coreia do Sul.














