IUC dos carros a gasolina vai subir mais do que os a gasóleo em 2024

Apesar de a intenção do governo em agravar o imposto único de circulação (IUC) a carros anteriores a 2007 ter caído, este terá um agravamento percentual no início de 2024, que será superior nos carros a gasolina do que nos a gasóleo.

As taxas serão agravadas em 2,9% em todas as categorias de veículos, no entanto, como se mantém o valor do adicional do IUC para os carros a gasóleo, a soma entre a subida das taxas de IUC e o adicional para estes carros vai fazer com que a subida do imposto, em percentagem, seja menor do que acontece nos carros a gasolina.

De acordo com as simulações feitas pela PwC para o ‘Observador’, por exemplo, um Fiat Uno de 1988 a gasolina vai ter um agravamento de 2,9% no IUC, para 17,49 euros, enquanto um Ford Fiesta de 1988 terá uma subida de 2,5% para 14,53 euros.

A PWC explica que a subida do IUC em veículos a gasóleo é inferior à dos veículos a gasolina, isto porque o adicional do IUC nunca foi atualizado desde a sua criação, que remonta ao Orçamento do Estado de 2015.

Recorde-se que a medida inicialmente proposta para o OE2024 caiu com a proposta de alteração do PS, sem votos contra e com a abstenção do Livre. Já as propostas apresentadas pela oposição que visavam igualmente eliminar a subida do IUC para carros mais velhos foram chumbadas pelo PS.

O Governo propunha um aumento de 25 euros no IUC dos veículos anteriores a 2007 e o PS decidiu revogar esta medida nas propostas de alteração que entregou. A medida, que era duramente criticada por todos os partidos, após ser retirada valeu aos socialistas o carimbo de ‘eleitoralismo’, perante a demissão de António Costa e queda do Governo motivada pelas revelações da investigação da Operação Influencer.

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