Israelitas voltam este sábado à rua para protestar com gestão de Netanyahu do conflito em Gaza

Vai decorrer esta tarde – a partir das 18h30, horário de Lisboa – um manifestação contra o Governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Todos os sábados ocorrem protestos deste tipo na capital financeira de Israel contra a gestão governamental da guerra em Gaza, que estourou há quase nove meses.

No passado sábado, dezenas de milhares de manifestantes entoaram em Telavive palavras de ordem contra o primeiro-ministro conservador, exigiram novas eleições e o regresso dos reféns mantidos em Gaza pelo movimento islamista Hamas.

Os participantes empunhavam bandeiras israelitas e muitos exibiam cartazes com palavras de ordem como “Ministro do Crime” e “Pare a Guerra”.

Segundo a organização Hofshi Israel, que convocou o protesto, a concentração deste sábado foi a maior até o momento, com cerca de 150 mil participantes.

Num discurso à multidão, um antigo responsável da agência de segurança interna israelita Shin Bet, Yuval Diskin, classificou Netanyahu como o “pior primeiro-ministro” de Israel.

Muitos israelitas estão frustrados com a coligação de direita do país, que inclui o ministro da Segurança, Itamar Ben Gvir, e outros ultranacionalistas de extrema-direita, acusando-a de prolongar a guerra em Gaza e de colocar em risco a segurança do país

Ler Mais