Israel: Que impacto terá o ataque do Hamas nos mercados?
Os mercados bolsistas caíram em toda a Europa, esta segunda-feira, com os investidores a procurarem segurança após o aumento da incerteza geopolítica durante o fim de semana.
O apetite pelo risco foi atingido no início da primeira sessão de negociação da semana, na segunda-feira, depois de o ataque militar do Hamas contra Israel ter provocado receios de uma escalada que conduzisse a um conflito geopolítico mais alargado.
Estes desenvolvimentos pressionaram o sentimento do mercado em relação aos ativos de risco, com os investidores a reajustarem a sua exposição de ações para portos de abrigo, como o ouro, a prata, o petróleo, ou as moedas JPY e CHF.
A volatilidade pode diminuir ligeiramente durante a sessão de hoje, uma vez que a maioria dos investidores já digeriu em grande parte as notícias, embora seja improvável que a tendência se altere significativamente sem outros desenvolvimentos importantes. Os investidores irão provavelmente enfrentar uma sessão de negociação “técnica” hoje, uma vez que a agenda macro permanece sem grandes notícias, e os mercados obrigacionistas estarão fechados nos EUA, esta segunda-feira.
O índice STOXX-50 registou uma “bull trap” depois de abrir abaixo da sua linha de tendência de baixa, apesar da quebra verificada nas últimas bolsas de sexta-feira.
Pierre Veyret
Analista da ActivTrades