Israel aprova plano de ataque contra o Líbano após escalada de tensão com o Hezbollah

Hezbollah tem publicado várias imagens de drones nas quais se pode ver supostas instalações militares israelitas, bem como no porto de Haifa, localizado no norte de Israel, a menos de 30 quilómetros da fronteira com o Líbano

Francisco Laranjeira
Junho 19, 2024
10:13

O Exército israelita garantiu ter aprovado um plano de ataque contra o Líbano, coincidindo com a escalada na fronteira norte com a milícia xiita libanesa Hezbollah, no quadro dos confrontos que se seguiram aos ataques perpetrados a 7 de outubro pelo Hamas contra Israel.

De acordo com o site ‘EuropaPress’, o comandante do Comando Norte, o general Ori Gordin, e o chefe da Divisão de Operações, o general Oded Basiuk, mantiveram uma avaliação conjunta da situação e, como tal, “aprovaram e validaram planos operacionais para um ofensiva no Líbano”, tomando “decisões sobre a continuação do aumento da preparação das tropas no terreno”.

O Hezbollah tem publicado várias imagens de drones nas quais se pode ver supostas instalações militares israelitas, bem como no porto de Haifa, localizado no norte de Israel, a menos de 30 quilómetros da fronteira com o Líbano – nas imagens do porto, é possível ver-se uma base naval israelita, bem como vários navios de guerra e infraestruturas das forças especiais da Marinha.

Há também vídeos em que o Hezbollah identificou como instalações militares estratégicas, áreas da cidade de Kiryat Yam, ou instalações dos sistemas de defesa aérea Iron Dome e David’s Sling. Após a publicação das imagens, o Governo israelita alertou que “aproxima-se o momento” em que as autoridades têm de decidir se devem “mudar as regras” dos confrontos com o Hezbollah.

“Numa guerra total, o Hezbollah será destruído e o Líbano será severamente atingido. Israel pagará o preço na frente e na retaguarda, mas como uma nação forte e unidade, e com toda a força das IDF (Forças de Defesa de Israel), restaurará a segurança dos residentes do norte”, indica o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, nas redes sociais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.